saúde bucal

Você sabia que roer unhas prejudica a sua saúde bucal?

De fato, a saúde bucal é bastante prejudicada por esse mau hábito. Sobretudo, se trata de um vício, nesse caso, denominado como onicofagia. Com o tempo essa pressão tende trazer consequências perigosas para os músculos e aos nervos.

Sem contar que esse comportamento repetitivo ainda desgasta a superfície dos dentes. 

Fora isso, como se sabe, muitas vezes, a unha acumula bactérias e fungos contribuindo assim para infecções de todo tipo.

Logo, se você enfrenta essa situação, leia este artigo, e entenda porque é melhor abandonar essa mania de vez.

O que é onicofagia, afinal?

Conforme explicado acima, a onicofagia é o hábito obsessivo de roer unhas das mãos e até a cutícula. Embora, não seja tão comum, há casos de pessoas que chegam ao ponto de  roer unhas dos pés. 

Geralmente se manifesta na infância mas pode persistir até a fase adulta. Na maioria das vezes, tem motivação nervosa, razão pela qual exige tratamento psicológico. E, em casos mais extremos, auxílio psiquiátrico. 

Além disso, sabe-se que esse transtorno afeta, aproximadamente, 30% da população mundial. Essa incidência é ainda mais preocupante em tempos de Covid-19 ainda mais porque levando todo o tempo às mãos a boca só favorece o contágio pelo vírus

Saúde bucal x onicofagia

Fora isso, a onicofagia intensifica a pressão muscular, sobretudo, na área mandibular. Muitas vezes o ato ainda pode contribuir para disfunção temporomandibular (DTM). E, com o tempo isso tende a causar:

  • desconforto ao abrir e fechar a boca;
  • problemas ao mastigar;
  • dor de cabeça.

Relação com o bruxismo

Boa parte desses sintomas pode estar associada ao bruxismo, ou ranger de dentes, bem comum ao dormir. Naturalmente, quem enfrenta esse quadro nem sempre reconhece essa situação.  

Prejuízo ao aparelho ortodôntico

A situação se agrava se o paciente faz uso do aparelho ortodôntico. Nesse caso além de comprometer a eficiência do tratamento ainda pode causar oclusão dentária. Caso em que ocorre o encaixe anormal entre a arcada superior e inferior. 

Risco de gengivite

Claro que nessas circunstâncias existe mais predisposição à gengivite.Sobretudo, porque nessa situação aumenta, consideravelmente, o contato com bactérias e fungos presentes nas unhas.

Existem, inclusive, evidências de que essa obsessão ainda pode causar até retração gengival.

Desgaste do esmalte e saúde bucal 

Além disso, a projeção forte sobre os dentes sobretudo nos incisivos superiores e inferiores desgastam a dentição. Assim, logo que ficam desprotegidos ficam suscetíveis a cáries. 

Sem contar que essa ação frequente tende a trincar os dentes.Isso quando não ocorre a erosão nas bordas prejudicando o encaixe na mastigação.

Saúde bucal x problemas estomacais

Por último, a onicofagia também pode causar inúmeros transtornos como:

  •  gastrite;
  • esofagite;
  • e até úlcera.

Em alguns casos as bactérias vindas da unha podem ser a causa de episódios de diarreia, infecções respiratórias e até apendicite.

Portanto, pense nisso na hora de roer as unhas procure se controlar. E, se não conseguir consulte um especialista, a sua saúde bucal agradece.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe