Assim como em outras áreas, o diagnóstico de doenças na odontologia depende, na maioria das vezes, de exames de imagem, como radiografia panorâmica, a tomografia computadorizada e a tomossíntese.
Você conhece esses 3 métodos de triagem? Sabe quais os benefícios e riscos de cada um deles? Não? Então, não deixe de ler este post. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.
O que é a radiografia panorâmica?
Trata-se de um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento do tratamento de doenças que acometem os dentes e os ossos da face. Geralmente, a radiografia panorâmica é solicitada pelos dentistas na fase inicial do tratamento.
Quais os benefícios?
O exame ortopantomográfico, como é chamado, complementa o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes. Além disso, permitem uma visão geral das estruturas dento alveolares, tem baixo custo e exige uma baixa exposição à radiação.
Quais os riscos?
A principal desvantagem da radiografia panorâmica é a falta de detalhamento das estruturas anatômicas. Outro problema é que a presença de estruturas sobrepostas pode mascarar lesões odontogênicas, dificultando um diagnóstico precoce.
Embora tenha evoluído e o nível de radiação sobre o paciente seja cada vez menor, a exposição existe. Neste sentido, as gestantes só devem realizá-lo após o terceiro mês de gestação ou, se for possível esperar, após o parto.
O que é a tomografia computadorizada?
A tomografia computadorizada é um procedimento que permite a visualização de estruturas humanas em três dimensões. Por isso, é amplamente utilizada por cirurgiões-dentistas, especialmente nas áreas de Implantodontia, Endodontia, Cirurgia e Diagnóstico Bucal.
Quais os benefícios?
A tomografia cone beam ou, em português, tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), exame que oferece mais recursos ao profissional para realizar uma avaliação mais assertiva do tratamento.
Ademais, outra vantagem é a facilidade que este exame oferece para o envio de arquivos e imagens pela internet, possibilitando a realização de avaliações à distância e planejamentos cirúrgicos virtuais.
Quais os riscos?
No que se refere aos riscos, a tomografia computadorizada também expõe o paciente à radiação. Por isso, recomenda-se não requisitar este exame em conjunto com outros exames tradicionais de raio-X. Além disso, trata-se de um procedimento de custo elevado, o que precisa ser considerado.
O que é a tomossíntese?
A tomossíntese é um exame altamente tecnológico que consegue reconstruir os cortes tomográficos em qualquer plano desejado. O termo tomossíntese é uma combinação das palavras “tomografia” e “síntese”.
Além disso, as radiografias feitas usando a tecnologia da tomossíntese mostram pouca ou nenhuma distorção de imagens. Nesse sentido, indica-se para medições quantitativas e para procedimentos que exigem imagens tridimensionais.
Quais os benefícios?
Entre os principais benefícios de utilizar a tomossíntese, podemos citar: maior sensibilidade e especificidade, em comparação aos métodos anteriores, melhor definição das bordas das lesões, detecção de tumores menores, excelente localização espacial e redução no número de reconvocações.
Quais os riscos?
Em suma, o principal risco associado à tomossíntese é que, quando comparada à radiografia panorâmica tradicional, ela emite um grau pouco mais elevado de radiação.
Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre os principais métodos de triagem utilizados nos consultórios odontológicos. Portanto, converse com seu dentista e descubra qual o exame mais indicado no seu caso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!