seio maxilar

Como é o levantamento do seio maxilar e quando é indicado?

O seio maxilar, o maior dos seios paranasais, é um espaço pneumático contido no interior do osso maxilar, bilateralmente. Pela sua proximidade com os dentes superiores, em alguns momentos é possível acessá-lo para tratamento dentário.

O que é o levantamento do seio maxilar

O seio maxilar é uma cavidade em nossa face que tem diversas funções, muitas associada a respiração. Ao seu redor encontramos uma fina membrana que pode ser elevada para a colocação do enxerto ósseo, que após um tempo receberá o implante. Dessa forma, o levantamento do seio maxilar é um procedimento cirúrgico odontológico realizado em pacientes que perderam os dentes superiores a mais tempo e precisam colocar implantes dentários. 

De modo geral, a cirurgia envolve a elevação da gengiva, a abertura do osso, e a elevação da membrana que reveste a cavidade, que posteriormente será preenchida com um substituto ósseo.

O enxerto para levantamento do seio maxilar pode ser retirado do próprio paciente, enxerto sintéticos ou até uma mistura de ambos. Todos apresentam bons resultados e escolha dependerá da análise do cirurgião dentista.

Após a realização do procedimento, o paciente deverá esperar mais alguns meses para que o osso crie um novo osso forte para garantir que o implante fique estável e seguro. Um enxerto ósseo bem feito permite que o osso do maxilar seja forte o suficiente para suportar o implante dentário.

Quando o procedimento é indicado e suas contraindicações

A principal indicação da realização do levantamento do seio maxilar é quando o paciente apresenta perda de um elemento dentário e possui pouco osso na região posterior de maxila para a instalação de um implante dentário.

Apesar de ser um procedimento simples, ele é contraindicado para pacientes que apresentam sinusite crônica, infecção ativa no seio, diabetes descontrolada, neoplasia entre outros.

Cuidados após o levantamento do seio maxilar

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, os cuidados após a cirurgia influenciam no resultado do procedimento. Além dos cuidados indicados pelo dentista, o paciente deverá ter um cuidado redobrado com a alimentação, que deve ser gelada e pastosa nos primeiros dias.

Nos primeiros dias, também é aconselhável o repouso absoluto e evitar movimentos bruscos, como exercícios atividades e físicas. Outro ponto importante é a higiene, que deve se manter normal, mas feita com muita calma na região próxima ao enxerto.

Outras dicas importantes:

  • Repousar bastante: é importante não fazer nenhum esforço físico ou praticar esportes por pelo menos 24 horas.
  • Não tomar sol.
  • Não fumar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.
  • Não abaixar a cabeça. Tente sempre mantê-la em posição mais elevada que o corpo, principalmente na hora de dormir.
  • Evitar fazer pressão interna na boca nas primeiras 72 horas. Tente não cuspir, bochechar ou ingerir líquido por meio de canudos.
  • Evite falar muito e a todo momento.
  • Faça compressa de gelo no local por 4 horas para amenizar edemas e hematomas da cirurgia.
  • Use corretamente a medicação prescrita pelo dentista.
  • Não faça bochecho com nenhum tipo de medicamento nos primeiros dias.
  • Retorne ao dentista para remover os pontos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe