Saúde periodontal

Saúde periodontal: 8 alimentos importantes

Você já sabe que suas escolhas alimentares afetam sua saúde geral. Mas pouca gente compreende as maneiras com que esses alimentos afetam sua saúde oral, e isso é fundamental para cuidar bem da sua boca.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, apresentarei informações importantes sobre alimentos que auxiliam na boa saúde periodontal. Continue a leitura!

Entendendo sobre a saúde periodontal

Manter uma rotina diária de higiene bucal com escovação adequada e aplicação de fio dental, além de realizar visitas periódicas ao seu dentista, é a chave para uma boa saúde periodontal. No entanto, sua dieta também limitará o crescimento de bactérias causadoras de mais placa bacteriana.

8 alimentos para a sua saúde periodontal

Nesse sentido, certos alimentos podem contribuir para uma boa saúde bucal, proporcionando eliminação de placa bacteriana, fortalecimento vitamínico, reações ácidas e muitos outros benefícios. Veja a seguir, dentre todos, os principais alimentos que separei para você:

1- Maçã

Além de ser um fruto de fácil acesso, é um superalimento quando o assunto é saúde bucal. Diante disso, por se tratar de uma fruta fibrosa, a maçã auxilia na limpeza dental a cada mordida, estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. 

2- Cenoura

Comer um punhado de cenouras cruas no final da refeição aumenta a produção de saliva na boca, reduzindo o risco de cáries. Dessa forma, além de serem ricas em fibras, as cenouras são uma ótima fonte de vitamina A. 

3- Laranja

Outra fruta muito popular e acessível à grande parte da população é a laranja. Ela é rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno, que favorece a saúde da gengiva.

4- Aipo

O aipo pode ter uma má reputação por ser insípido, aguado e cheio de fios desagradáveis, mas, como as cenouras e maçãs, age como uma escova dental, eliminando partículas de comida e bactérias dos dentes. 

5- Pepino

Quando se trata de beleza, pepinos não servem só para colocarmos nos olhos para aliviar as olheiras. Assim, eles ajudam também na produção de saliva, indispensável para a higiene bucal, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias.

6- Ovos

Os ovos são alimentos muito saudáveis e ajudam a manter o corpo em pleno funcionamento. Ricos em fósforo e proteína, contribuem para reduzir as chances de surgimento de doenças periodontais.

7- Morango

Além de saboroso, é uma fruta rica em vitamina C, substância responsável pela produção de colágeno, favorecendo a saúde da gengiva. Essa vitamina ainda ajuda quem está em busca de dentes mais brancos, já que combate o acúmulo de placa.

8- Gengibre

Mastigar gengibre cru não apenas ajuda a limpar e refrescar sua boca, mas as enzimas também podem auxiliar na redução das bactérias e ácidos estomacais que causam mau hálito crônico. 

Então, com a leitura deste post, você se informou sobre os principais alimentos que contribuem para uma boa saúde periodontal. Portanto, não deixe de seguir as dicas e em caso de necessidade, procure auxílio odontológico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Além disso, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe