saúde periodontal

Saiba como manter sua saúde periodontal em dia

Os problemas periodontais são mais comuns do que muitas pessoas imaginam e causam transtornos sérios, comprometendo o bem-estar. Devido a esse motivo, cuidar preventivamente da saúde periodontal é imprescindível para qualquer indivíduo.

Nesse sentido, a doença periodontal é uma inflamação que atinge as gengivas, sendo considerada uma das principais causas da perda dentária. Um problema que exige atenção e cuidados constantes para evitar quadros sérios e sintomas desagradáveis.

Assim como em outras patologias, a prevenção é a melhor forma para cuidar da saúde e evitar complicações. Pensando nisso, confira neste post informações e dicas relevantes para cuidar e manter a sua saúde periodontal e preservar a sua qualidade de vida!

O que é a saúde periodontal?

A saúde periodontal está relacionada ao periodonto, ou seja, tecido que envolve e fornece suporte aos dentes. Sendo assim, consiste na saúde dos tecidos e gengiva, que tem um papel essencial para a saúde oral como um todo.

Quando a saúde periodontal é comprometida, surgem infecções e inflamações corrosivas, causadas por microorganismos. Com isso, é diagnosticada a doença periodontal ou periodontite, que causa a perda óssea e outros danos sérios.

Como cuidar da saúde periodontal?

Os cuidados com a saúde periodontal são imprescindíveis em todas as fases da vida, principalmente na fase adulta, em que a maioria dos casos se manifestam. Entretanto, com hábitos simples adotados no cotidiano é possível se prevenir e evitar complicações.

Veja o que fazer para manter a saúde periodontal!

Mantenha bons hábitos de higiene

A higiene bucal é indispensável para eliminar diversos problemas que afetam os dentes e a gengiva, como as cáries, tártaros, placas e gengivite. Portanto, escovar os dentes após as refeições e usar fio dental são hábitos importantes para eliminar bactérias que geram as infecções.

Cuide da alimentação

A alimentação é essencial para fortalecer o sistema imunológico e reduzir a suscetibilidade a infecções. A baixa imunidade associada com a falta de hábitos de higiene é uma das causas das doenças periodontais, por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada.

Mantenha hábitos saudáveis

Cuidar da saúde é um conceito abrangente e não há como negligenciar os hábitos saudáveis. Por isso, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e o excesso de álcool também são importantes para preservar a saúde periodontal.

Consulte com o dentista regularmente

As consultas periódicas com um dentista são indispensáveis para a prevenção de inúmeros problemas e contribui para manter a saúde periodontal. É uma oportunidade para ter uma avaliação minuciosa e identificar possíveis riscos de forma precoce, facilitando os tratamentos.

Além disso, o dentista também realiza a limpeza profissional, que elimina sujeiras e placas que não são removidas pela higiene diária. Dessa forma, todos os fatores que contribuem para surgir a doença periodontal são eliminados com eficiência.

Como você pode notar neste conteúdo, cuidar da saúde periodontal não é uma prática complexa e com pequenas atitudes diárias, é possível preservar e evitar complicações. Portanto, não deixe de procurar o dentista e ter orientações precisas para ter hábitos seguros e de acordo com o seu quadro e necessidades.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe