saúde bucal

Entenda comoa depressão pode interferir na sua saúde bucal

A depressão afeta, negativamente, muitos aspectos ligados à saúde, mas você sabia que ela pode, até mesmo, atingir a sua saúde bucal? Ainda, sabia que, por outro lado, a má saúde bucal também pode ter um efeito adverso no seu estado emocional? 

Ficou curioso? Não se preocupe, explicaremos tudo neste post. Confira!

Há uma conexão entre a saúde bucal e sua mente

Simplificando, quando você está tendo problemas com seus dentes, suas chances de se sentir deprimido podem aumentar. Aqui vai outro ponto interessante: quanto pior sua saúde bucal, mais grave pode ser a depressão.

Como isso funciona? De acordo com especialistas, a depressão se enquadra na categoria de distúrbios inflamatórios. Isso significa que a inflamação no corpo pode levar a problemas de saúde mental, como a depressão. 

Assim, percebemos que há uma ligação entre depressão e saúde bucal, mas os especialistas ainda não estão certos do motivo exato.

A negligência com sua rotina de cuidados bucais pode afetar seus sentidos

Se você já sofreu de depressão, sabe que ela traz desmotivação para as pessoas. Passa a não se concentrar nas coisas com as quais costumava se importar, e isso inclui sua própria saúde. Por isso, não é surpreendente dizer que existe uma ligação entre a depressão e a falta de bons cuidados bucais. 

Em outras palavras, os indivíduos que estão deprimidos ficam inclinados a ignorar os hábitos de autocuidado, como a escovação diária e o uso do fio dental, o que afeta negativamente a saúde bucal.

Além disso, se você está deprimido, não sente a necessidade de agendar os compromissos necessários com seu dentista para exames e limpezas. Infelizmente, essa falta de atendimento odontológico também pode ter seu preço. 

Aqui estão alguns outros maus hábitos que podem resultar da depressão e colocar seus dentes em risco:

  • consumir alimentos não saudáveis;
  • fumar;
  • abuso de álcool;
  • abuso de drogas.

Não vamos esquecer os efeitos do estresse

Outra coisa a se pensar ao considerar a conexão entre a saúde mental e a bucal: a depressão pode causar estresse, juntamente com o aumento da liberação de um hormônio conhecido como cortisol. 

Como resultado, o sistema imunológico pode sofrer um impacto, possivelmente aumentando o risco de problemas bucais, como a doença da gengiva.

Seu dentista será capaz de ajudar

O bem-estar emocional tem impacto na sua saúde bucal, logo, problemas que se originam na boca podem estar associados a transtornos mentais, como a depressão. Portanto, se você está se sentindo deprimido, é aconselhável que seu dentista saiba disso para tomar alguns cuidados necessários.

Cuidar da sua saúde mental e da bucal pode ajudar a restaurar o equilíbrio e o bem-estar, por isso, é importante manter corpo e mente sãos. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe