saúde bucal

O Que É Possível Prevenir Com Uma Boa Saúde Bucal?

A forma mais eficiente de evitar as doenças periodontais é mantendo uma boa higiene bucal. Assim, além de mau hálito, sangramentos, dor, sensibilidade e outros sintomas, você afasta o risco de desenvolver problemas graves que ocasionam até a perda dentária.

Você tem uma pequena noção de tudo o que pode prevenir ao cuidar da sua saúde bucal? Então, não deixe de ler este artigo. Nele, listamos todos os problemas que são causados por uma higienização deficiente da boca.

Cáries

O primeiro problema que a boa escovação e o uso de fio dental ajuda a prevenir é a cárie. As cáries são causadas pelo acúmulo de sujeira nos dentes que, geralmente, provém da falta de higienização apropriada.

Neste sentido, ela pode ser facilmente evitada pela manutenção de bons hábitos, como, por exemplo, sempre escovar os dentes após as refeições, escovar a língua com um raspador e passar o fio dental diariamente em todos os dentes.

Gengivite

Trata-se de uma inflamação que acomete as gengivas  e que é causada pelo acúmulo de placas bacterianas que, por sua vez, ocorre em função de uma higienização bucal deficiente. Por isso, também é possível preveni-la.

Ainda, as toxinas presentes nas placas bacterianas podem causar vermelhidão, aumento da sensibilidade e até sangramento durante a escovação. Assim, na presença desses sintomas, procure um dentista para tratar o problema o quanto antes.

Periodontite

A periodontite é uma doença periodontal que se desenvolve a partir do agravamento da gengivite. Isso porque, com a ausência de tratamento, a inflamação alcança os ligamentos e tecidos periodontais.

Com isso, pode causar sangramento, inchaço, mau hálito, dor, retração gengival, exposição das raízes dentárias e até perda dos dentes.  Ao cuidar da saúde bucal, você afasta o risco de uma inflamação na região.

Endocardite bacteriana

A endocardite é a inflamação do endocárdio, revestimento interno do coração. O problema é causado por bactérias que se desenvolvem na boca e entram na circulação sanguínea, chegando ao coração.

Ainda, essa condição é grave e, se não tratada, pode danificar ou destruir as válvulas do coração, causando sequelas por toda a vida. Além disso, pode ser fatal para quem já sofre com doenças cardíacas.

Câncer de boca

Embora a higienização bucal deficiente não seja a causa para o câncer de boca, é um importante fator de risco para o seu desenvolvimento. Isso porque os tumores se desenvolvem a partir de lesões provocadas por próteses mal adaptadas e se multiplicam em um ambiente favorável às infecções.

Diabetes

Pode parecer estranho, mas o diabetes tem uma importante relação com doenças periodontais. Quem tem diabetes está mais propenso a ter problemas de saúde bucal. Ao desenvolver esses problemas, por sua vez, pode agravar o controle da glicose, afetando o diabetes.

Enfim, se você deseja evitar todos esses problemas e viver uma vida tranquila e livre de doenças periodontais, cuide da sua higiene bucal. Para isso, sempre escove os dentes após as refeições, use o fio dental, lembre-se de escovar a língua e fazer um bom enxágue.