As restaurações estéticas são soluções odontológicas que permitem recuperar a beleza natural dos dentes. Existem vários tipos e são definidas de acordo com o caso de cada paciente.
Neste artigo, saberemos mais sobre o assunto. Acompanhe!
O que devemos saber sobre restaurações estéticas
A restauração dentária é um tratamento para dentes cariados ou danificados, no qual ocorre a remoção da área afetada e o preenchimento com um material de restauração. Trata-se de um procedimento de grande importância porque ajuda a prevenir a deterioração da saúde bucal.
As indicações para reconstruir os dentes são:
- dano mecânico ao dente (fraturas, lascamento);
- coroa do dente fraco;
- cáries;
- aparência anormal da coroa do dente;
- tratamento de canal radicular;
- melhorar a aparência dos dentes.
Tipos de restaurações estéticas
Colagem cosmética
É uma das formas menos invasivas de melhorar o sorriso, pois utiliza resina da cor do dente, um material especializado, que pode ajustar também a forma e a aparência geral dos dentes. A colagem cosmética pode ser aplicada em um dente ou em muitos para criar uma mudança mais aparente. Ainda, é possível ser usado para reparar fragmentos, rachaduras ou espaços abertos.
Recontorno gengival
Também conhecido como alongamento de coroa, é um procedimento cirúrgico para abordar uma linha de goma desigual ou “sorriso gengival”.
Uma linha de goma desigual pode criar a aparência de dentes curtos ou desproporcionais. O procedimento recria, cirurgicamente, o tecido da gengiva e pode alterar significativamente a aparência do sorriso.
Folheados de porcelana
Uma das formas mais duradouras e menos invasivas para criar uma transformação de sorriso deslumbrante. Um verniz, para uma restauração ultrafina, artisticamente projetada, feita de porcelana. Os folheados cobrem a superfície facial (externa) dos dentes e são usados para restaurar dentes descoloridos, deformados, danificados ou desalinhados.
Os folheados de porcelana se misturam com a linha das gengivas e dão a aparência e a funcionalidade de dentes naturais.
Clareamento dental profissional
A camada externa de um dente é chamada de esmalte. A cor dos dentes naturais é criada pela reflexão e dispersão da luz do esmalte, combinada com a cor da dentina sob ela. Seus genes afetam a espessura e a suavidade do esmalte.
O clareamento alivia os dentes e ajuda a remover manchas e descoloração. Trata-se de um dos procedimentos odontológicos estéticos mais populares, pois pode melhorar muito a aparência bucal.
Coroa dental
Uma restauração que serve para restaurar um ou vários dentes e é colocada sobre um dente existente, mantendo a aparência, sensação e funcionalidade do dente natural.
O profissional dentista pode recomendar uma coroa dentária se o dente estiver cariado, quebrado, descolorido ou tratado com canal radicular. Coroas dentárias também podem ser usadas para substituir dentes perdidos após a colocação de um implante.
A ponte dentária é feita pela combinação de um dente (dentes) falso entre duas coroas, que os cobrem em ambos os lados de uma lacuna criada por um ou mais dentes ausentes.
Prótese Dentária
A prótese dentária é um aparelho que substitui um dente perdido ou encobre defeitos. Incluem implantes, coroas, pontes, dentaduras, folheados e alguns podem ser removidos ou fixados permanentemente na boca.
Se você quer saber se pode se beneficiar de restaurações estéticas, seu dentista pode indicar a opção mais eficaz para suas necessidades dentárias!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
periodontista e implantodontista em Barbacena!