restaurações estéticas

Restaurações estéticas: o que é e quando são indicadas?

As restaurações estéticas são soluções odontológicas que permitem recuperar a beleza natural dos dentes. Existem vários tipos e são definidas de acordo com o caso de cada paciente. Neste artigo, saberemos mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que devemos saber sobre restaurações estéticas

A restauração dentária é um tratamento para dentes cariados ou danificados, no qual ocorre a remoção da área afetada e o preenchimento com um material de restauração. Trata-se de um procedimento de grande importância porque ajuda a prevenir a deterioração da saúde bucal. As indicações para reconstruir os dentes são:
  • dano mecânico ao dente (fraturas, lascamento);
  • coroa do dente fraco;
  • cáries;
  • aparência anormal da coroa do dente;
  • tratamento de canal radicular;
  • melhorar a aparência dos dentes.

Tipos de restaurações estéticas

Colagem cosmética

É uma das formas menos invasivas de melhorar o sorriso, pois utiliza resina da cor do dente, um material especializado, que pode ajustar também a forma e a aparência geral dos dentes. A colagem cosmética pode ser aplicada em um dente ou em muitos para criar uma mudança mais aparente. Ainda, é possível ser usado para reparar fragmentos, rachaduras ou espaços abertos.

Recontorno gengival

Também conhecido como alongamento de coroa, é um procedimento cirúrgico para abordar uma linha de goma desigual ou “sorriso gengival”. Uma linha de goma desigual pode criar a aparência de dentes curtos ou desproporcionais. O procedimento recria, cirurgicamente, o tecido da gengiva e pode alterar significativamente a aparência do sorriso.

Folheados de porcelana

Uma das formas mais duradouras e menos invasivas para criar uma transformação de sorriso deslumbrante. Um verniz, para uma restauração ultrafina, artisticamente projetada, feita de porcelana. Os folheados cobrem a superfície facial (externa) dos dentes e são usados ​​para restaurar dentes descoloridos, deformados, danificados ou desalinhados. Os folheados de porcelana se misturam com a linha das gengivas e dão a aparência e a funcionalidade de dentes naturais.

Clareamento dental profissional

A camada externa de um dente é chamada de esmalte. A cor dos dentes naturais é criada pela reflexão e dispersão da luz do esmalte, combinada com a cor da dentina sob ela. Seus genes afetam a espessura e a suavidade do esmalte. O clareamento alivia os dentes e ajuda a remover manchas e descoloração. Trata-se de um dos procedimentos odontológicos estéticos mais populares, pois pode melhorar muito a aparência bucal.

Coroa dental

Uma restauração que serve para restaurar um ou vários dentes e é colocada sobre um dente existente, mantendo a aparência, sensação e funcionalidade do dente natural. O profissional dentista pode recomendar uma coroa dentária se o dente estiver cariado, quebrado, descolorido ou tratado com canal radicular. Coroas dentárias também podem ser usadas para substituir dentes perdidos após a colocação de um implante. A ponte dentária é feita pela combinação de um dente (dentes) falso entre duas coroas, que os cobrem em ambos os lados de uma lacuna criada por um ou mais dentes ausentes.

Prótese Dentária

A prótese dentária é um aparelho que substitui um dente perdido ou encobre defeitos. Incluem implantes, coroas, pontes, dentaduras, folheados e alguns podem ser removidos ou fixados permanentemente na boca. Se você quer saber se pode se beneficiar de restaurações estéticas, seu dentista pode indicar a opção mais eficaz para suas necessidades dentárias! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe