raspagem e limpeza

Qual a diferença entre raspagem e limpeza nos dentes?

A raspagem e a limpeza dos dentes são técnicas realizadas por dentistas, com o intuito de manter a saúde bucal do indivíduo e evitar a ocorrência de doenças periodontais e bucais, como a gengivite e a cárie.

No entanto, raspagem e limpeza dos dentes têm técnicas distintas, variando quanto ao método e instrumentos realizados. Dessa forma, vamos abordar qual a diferença existente entre elas.

Como é realizada a limpeza nos dentes

Conhecida como profilaxia, a limpeza nos dentes deve ser feita em consultório odontológico, com o uso de materiais e produtos específicos.

Dessa forma, cada dente é higienizado individualmente por uma série de etapas, descritas a seguir.

1º Tartarectomia

A remoção do tártaro não é possível pelo uso da escova e do fio dental. Por isso, deve ser feita por um equipamento de ultrassom ou uma curetagem para fazer a raspagem.

2º Aplicação de bicarbonato com jateamento

Após a tartarectomia, é feito um jateamento de bicarbonato nos dentes. Dessa forma, a técnica força a remoção da placa bacteriana e dos tártaro.

3º Aplicação do Flúor

Por fim, é feita a aplicação de flúor para garantir a proteção e a fortificação dos dentes.

A frequência da limpeza varia de acordo com a saúde bucal do indivíduo. Em geral, o procedimento pode ser realizado a cada seis meses.

Como é feita a raspagem dos dentes?

A raspagem dos dentes pode ser dividida ente supra e subgengival. São procedimentos feitos para remover o tártaro dos dentes e da gengiva, assim como prevenir processos infecciosos na gengiva.

A raspagem para a retirada do tártaro pode levar uma ou mais sessões e pode ser realizada de duas formas:

  • Raspagem supragengival: nesse procedimento, é retirado o tártaro mais visível do dente. Assim, a remoção é feita por instrumentos manuais e com o uso de um ultrassom odontológico.
  • Raspagem subgengival: nesse caso, é feita a remoção do tártaro que está abaixo da linha da gengiva. Dessa forma, é realizada a remoção com o uso de curetas, sem machucar a gengiva.

Existe diferença entre raspagem e limpeza nos dentes?

Ambas as técnicas visam à manutenção da saúde bucal, bem como a prevenção de doenças. No entanto, é possível observar que a limpeza nos dentes é mais complexa e envolve uma série de etapas para o resultado mais eficaz.

Além disso, a raspagem compõe um dos processos da profilaxia, ou seja, da limpeza dos dentes feita pelo dentista no consultório odontológico.

Ambas as técnicas são capazes de prevenir a cárie, periodontite, gengivite e tratamentos mais sérios, como o canal e outros problemas bucais.

Assim, a raspagem e limpeza nos dentes são medidas de prevenção e de saúde bucal que se complementam. No entanto, é importante saber que a melhor forma de prevenção é feita pela higienização bucal eficiente, ao escovar os dentes após as refeições ou, pelo menos, três vezes ao dia e usar o fio dental.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe