limpeza

Qual a importância de realizar limpeza periodicamente com o dentista?

Assim como realizamos check-ups médicos regulares, a ida ao dentista também deve ser uma prática recorrente. Além da avaliação da saúde bucal, essas consultas são realizadas para a limpeza periódica da cavidade oral.

Você entende a importância de frequentar o consultório odontológico? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.

O que é profilaxia dentária?

Desde crianças ouvimos nossos pais falarem sobre a necessidade de visitar os dentistas periodicamente a fim de cuidar de saúde bucal. Porém, na idade adulta, mesmo tendo recebido essas recomendações frequentes, dificilmente inserimos essas consultas na nossa rotina.

Quando falamos de profilaxia dentária, estamos falando da limpeza realizada em consultório odontológico, ou seja, a higienização feita por profissionais especializados e com materiais específicos.

Qual a importância da limpeza dentária profissional?

Mesmo para pessoas que mantém a limpeza adequada da boca, com escovação correta e uso diário do fio dental, pode ocorrer o acúmulo de tártaro e placa bacteriana. Neste sentido, apenas a limpeza dentária profissional pode garantir a eliminação dessas impurezas.

Além disso, com a profilaxia dentária é possível evitar o desenvolvimento de diversos problemas bucais, como, por exemplo, a periodontite, gengivite, as cáries ou a realização de procedimentos mais agressivos, como o canal e a extração de dentes.

Outrossim, consultar-se periodicamente com um dentista também ajuda na eliminação de manchas, tártaro, placa bacteriana, infiltrações e até no diagnóstico precoce de câncer na língua, lábios e boca.

Como é feita a higienização bucal profissional?

A limpeza profissional consiste na raspagem do tártaro e no polimento da superfície dentária para a retirada de placa bacteriana e manchas. Na maioria dos casos, o procedimento é rápido, confortável e indolor.

Porém, pessoas com dentes sensíveis podem necessitar de um anestésico antes de iniciar o procedimento. Esse tratamento visa a limpeza e a conservação dos dentes, impedindo que o paciente desenvolva doenças bucais.

Ademais, para realizar a higienização, o profissional  utiliza-se de equipamentos como o jato de água e bicarbonato, além dos aparelhos de ultrassom odontológico. Outrossim, o dentista também usa esse momento para identificar deficiências na escovação do paciente e orientá-lo sobre como saná-las.

Qual o intervalo recomendado para essas consultas?

A frequência recomendada para a realização da profilaxia dentária é de, pelo menos, duas vezes ao ano, sendo uma consulta a cada seis meses. Porém, quem é mais suscetível ao aparecimento das cáries e placas bacterianas pode reduzir esse intervalo para a cada dois meses.

Quais os benefícios da profilaxia?

Criar o hábito de consultar-se regularmente com o dentista trará diversos benefícios para a sua saúde bucal. Entre as principais vantagens dessa prática, podemos citar as seguintes:

• reduz o risco do aparecimento de cáries: com a raspagem de tártaros e o polimento dos dentes, reduzem-se as chances de desenvolvimento de cáries;
  • impede a evolução de doenças bucais: a profilaxia dentária impede o avanço e o agravamento da gengivite e da periodontite;
  • mantém a saúde bucal: a realização periódica da limpeza profissional reduz o risco de doenças, mantém o bom hálito e favorece a beleza do sorriso.

Então, com a leitura deste post, é provável que você tenha entendido a importância de realizar a limpeza periódica da boca com um dentista. Portanto, insira esse compromisso na sua agenda e tenha uma boa saúde bucal.