Qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro?

Cuidar da saúde bucal é muito importante. Existem inúmeros problemas de variadas intensidades que podem colocá-la em risco. Os principais vilões são conhecidos como placa bacteriana e tártaro.

Deseja saber mais sobre esses dois problemas bucais? No post a seguir, apresentaremos as principais diferenças entre esses dois vilões da saúde bucal. Não deixe de continuar a leitura!

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana ou biofilme, como também é chamado, é uma camada amolecida, que contém resquícios de alimentos e bactérias, e que se acumula sobre a superfície dentária ou tecidos ao redor. Assim, cria-se um ambiente ideal para que as bactérias se proliferem.

Além disso, pode ser encontrada em toda a região bucal devido a ausência de bons hábitos de higienização. Pouco a pouco, as bactérias liberam substâncias que fazem com que os alimentos se solidifiquem, favorecendo ainda mais a proliferação e desenvolvimento de doenças.

Ademais, em quadros excessivos de placa bacteriana se repetindo continuamente, esses ataques podem desgastar o esmalte dentário, originando problemas como mau hálito, cárie, gengivite e periodontite.

Pode se formar não só sobre dentes naturais, mas sobre qualquer superfície sólida dentro da boca. Em aparelhos ortodônticos móveis ou fixos, facetas, próteses e lentes de contato.

O que é o tártaro?

O tártaro ou cálculo dental, como também é chamado, se forma quando o acúmulo de placa bacteriana reage aos minerais presentes na saliva. Neste momento, acontece a calcificação da placa dando origem ao tártaro.

O tártaro proporciona um espaço maior à placa bacteriana para o seu crescimento, o que pode levar a sérias complicações. Inicialmente pode causar inflamação gengival, dores e até mesmo a perda dos dentes.

Além disso, forma uma camada de cor amarelada ou esbranquiçada que causa sérios problemas estéticos, pois absorve manchas com facilidade, no caso de pessoas que fumam, tomam muito café. Esses indivíduos precisam ter o dobro de cuidado com ele.

Afinal, qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro?

A grande maioria das pessoas tem dúvidas sobre a existência de diferenças entre placa bacteriana e tártaro nos dentes. A acumulação de placa e de tártaro nos dentes são problemas dentários comuns.

A placa bacteriana é uma camada fina e sem cor de bactérias que se formam nos dentes, na gengiva e na língua. Pode ser facilmente removida com a higiene bucal adequada, creme, fio dental e raspadores de língua.

Já o tártaro pode ter cor amarelada ou marrom e não pode ser removida sem auxílio especializado. Apenas um dentista poderá remover o tártaro, através de limpeza em laboratório.

Ambas as condições podem provocar perda dos dentes e dos implantes, gerar desconforto, mau hálito, além de infecções, caso as bactérias consigam penetrar na corrente sanguínea e infectar outros órgãos, como o coração.

Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais pontos sobre as diferenças entre placa bacteriana e tártaro. Portanto, é de extrema importância ficar alerta e caso note qualquer anormalidade, procure auxílio médico especializado.