perda de dentes

Quais são as consequências da perda de dentes?

As consequências da perda de dentes vão além das questões estéticas e funcionais, pois também afetam a autoestima e bem-estar do indivíduo. É um fator que pode resultar em uma série de problemas, comprometendo a saúde bucal.

Embora sejam essenciais para um sorriso perfeito, cada dente tem uma função específica na boca e nas atividades diárias. Nesse sentido, perder dentes influencia diretamente também na qualidade de vida.

A saúde bucal é fundamental para qualquer pessoa e merece cuidados e atenção diária, para evitar complicações graves. Para entender melhor o assunto, veja neste post quais as consequências da perda dos dentes!

Quais as consequências causadas pela perda de dentes?

Ser saudável é um conceito abrangente, que une fatores físicos, sociais, emocionais e ambientais. Nesse contexto, os dentes têm um papel importante, pois além das questões funcionais, o sorriso é um cartão de visitas para qualquer pessoa.

Portanto, perder um ou mais dentes causa impactos severos na saúde e qualidade de vida do indivíduo. São várias as consequências que interferem em diversos aspectos da vida.

Veja os principais danos causados pela perda de dentes!

Dificuldade para morder e mastigar

Perder um ou mais dentes deixa um espaço vazio na boca e obriga os dentes vizinhos a se adaptar a falta de apoio. Com isso, o desequilíbrio causa grande dificuldade para mastigar e absorver adequadamente os nutrientes, já que o processo digestivo começa na boca.

Má digestão

Quando um indivíduo perder alguns dentes os alimentos não são devidamente triturados na mastigação, sendo engolidos em pedaços maiores. Além de contribuir para o sobrepeso, causa uma sobrecarga no estomago e intestino provocando uma sensação de má digestão.

Deslocamento dos dentes

Após a perda de um ou mais dentes, os dentes adjacentes, ou seja, vizinhos ao que foi perdido podem se deslocar para o espaço vazio. A inclinação dos dentes causa um desequilíbrio e desorganização da arcada dentaria, provocando dores e problemas sérios ao longo do tempo.

Perda óssea e danos na gengiva

A perda de dentes faz com que o corpo inicie o processo de reabsorção, onde o osso acaba ficando mais fraco. Além disso, a cavidade da gengiva fica exposta, aumento a sensibilidade e possibilidades de desenvolver doenças periodontais. O resultado são sintomas como o sangramento e dor intensa.  

Procurar tratamento com um dentista é essencial!

A boa notícia para pessoas que tiveram perda de dentes é que a odontologia moderna oferece soluções eficientes, capazes de restaurar tanto a funcionalidade quanto a estética. Por meio de diversos tipos de implantes dentários, é possível evitar todas as consequências para a saúde bucal.

Por isso, é imprescindível procurar um dentista especialista para ter uma análise profissional e um tratamento adequado. Independentemente da situação, você pode cuidar dos dentes e garantir que não terá nenhum tipo de problema.

É importante ressaltar que os hábitos de higiene devem ser diários, com uma boa escovação, uso de enxaguantes bucais e fio dental. São ações preventivas eficientes para evitar a perda de dentes.

Como você percebeu, as consequências da perda de dentes são sérias e comprometem aspectos da saúde física, mental e social. Portanto, todo cuidado é necessário para evitar essa condição e buscar tratamentos é indispensável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe