prótese protocolo

Como funciona a prótese protocolo sobre implante

Manter o sorriso bonito e saudável é o desejo de todos, mas isso já não é mais possível para muitos. Torna-se, então, necessário recorrer a soluções como implantes e próteses. Felizmente, com os avanços tecnológicos na área, existem hoje diversas maneiras de recuperar a estética da boca. Uma das mais avançadas e eficientes atualmente é a prótese protocolo.

Entenda o que é a prótese protocolo

O termo prótese dentária remete quase que imediatamente à ideia de prótese total removível, ou seja, a familiar dentadura. Esse recurso, apesar de ainda bastante popular devido à sua praticidade e menor custo, causa dificuldade na mastigação e incômodo para ser colocada e removida. Além disso, a fixação da peça na boca é deficitária, sobretudo na parte de baixo da gengiva.

Com a prótese tipo protocolo esses problemas são minimizados, uma vez que ela é parafusada à gengiva por meio de implantes previamente colocados, normalmente feitos de titânio, o que garante a segurança na mastigação e a perfeita simulação de dentes naturais.

Para quem é recomendado?

Essa alternativa é indicada a pessoas que já perderam todos os dentes da boca. Pode beneficiar, também, quem ainda tenha dentes mau conservados, causando mau hálito e problemas na gengiva. Uma vez extraídos tais dentes, avalia-se as condições para confecção da prótese protocolo.

Como é feita a implantação da prótese?

A primeira etapa é a colocação de implantes na gengiva, normalmente 4 a 5 na parte inferior e 6 na parte superior. Eles funcionam como se fossem a raiz do dente.

A partir daí, é preciso aguardar um período entre 2 a 6 meses até a completa cicatrização e osseointegração dos implantes (“adesão ao osso”), o que, na grande maioria das vezes, acontece sem complicações. No caso de pessoas que sofreram perda óssea, principalmente por estarem há muito tempo sem os dentes, poderá ser necessário um enxerto. Dessa forma, o tempo do tratamento será maior.

Passado esse período, é então feita a instalação da prótese, cuja parte interna é feita de metal e a externa (dentes) pode ser de resina, porcelana, acrílico ou zircônia. São feitos alguns ajustes em mais algumas sessões, até o indivíduo estar totalmente adaptado.

Quais os cuidados após a instalação da prótese?

Ainda que se trate de uma prótese, é preciso tomar os mesmos cuidados dedicados aos dentes naturais, para se garantir uma boca saudável e bonita. A escovação deve ser feita com regularidade, assim como as consultas ao dentista.

Com a devida atenção, a prótese permanecerá eficaz por mais tempo. A duração também varia de acordo com o tipo de material escolhido.

Quais as vantagens desse procedimento?

Além de ter uma fixação bastante eficiente, garantindo conforto e segurança, as próteses protocolo são bastante semelhantes aos dentes naturais. Tecnologia e inovação para quem perdeu a autoestima ter a oportunidade de sorrir novamente, sem receio de mostrar os dentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe