A prótese protocolo é uma solução para restaurar dentes perdidos ou para remodelar o sorriso de maneira completa. É empregada para fins de estética e saúde, moldando o rosto e contribuindo para a mastigação e fonética.
Essa é um das próteses mais procuradas atualmente devido à sua eficácia e segurança. Ela se apresenta em diferentes tipos e materiais. Conheça, em seguida, os mais indicados para cada caso.
O que é prótese protocolo?
Ideal para quem perdeu os dentes total ou parcialmente, é uma prótese semelhante à dentadura, porém fixada sobre implantes na parte inferior ou superior da boca.
Ela tem alta aderência, oferecendo maior estabilidade e segurança ao indivíduo nas atividades como fala, riso, mastigação e escovação. Além disso, dispensa uso de produtos fixadores, como pastas ou adesivos, facilitando o dia a dia.
Esteticamente, a prótese protocolo também oferece vantagens. Visto que é inteiriça e produzida com material de qualidade, tem grande semelhança com a gengiva e a dentição natural. Dessa forma, é praticamente imperceptível.
Quais são os tipos de prótese protocolo?
Os tipos de peças dentárias protocolares podem variar conforme o uso, número de implantes necessário e sua forma de fixação. A escolha depende também da finalidade, formato da arcada dentária e formas de higienização. De acordo com esses fatores, pode-se optar por dois tipos, descritos a seguir.
Protocolo removível
Nessa técnica, é possível retirar e colocar a prótese sempre que quiser. Ainda que removível, tem vantagem sobre a dentadura tradicional por ter melhor encaixe, além de facilitar a higienização.
O procedimento pode ser de valor mais acessível em relação aos outros tipos, pois requer dois a três implantes dentários, sendo melhor aplicado na parte inferior da arcada.
Entretanto, é indicado apenas em casos específicos de sensibilidade ou restrições anatômicas, uma vez que dá menor estabilidade e conforto na mastigação.
Protocolo fixo
Esse tipo é uma prótese total, em uma estrutura de metal muito rígida, fixada aos implantes por meio de parafusos. É camuflada por material externo simulando a gengiva e a dentição.
São empregados, no mínimo, quatro implantes na arcada inferior e seis na superior para sua instalação. É permanente, podendo ser ajustada ou removida apenas pelo dentista.
O protocolo fixo é indicado para os casos de substituição total de dentes, com a vantagem de se ajustar confortavelmente na boca e permitir movimentação sem preocupação com descolamento.
No entanto, é necessária higienização especial para a manutenção da peça e da saúde bucal.
De que materiais são feitas as peças?
Geralmente, os implantes são compostos de titânio, elemento que se incorpora à estrutura óssea, fortalecendo-a.
As combinações de materiais utilizados na confecção dos dentes podem variar em resina acrílica, resina composta ou porcelana e as estruturas, em metal ou zircônia.
A prótese de zircônia pura é a que apresenta melhor custo-benefício em qualidade estética e durabilidade.
Procedimento e acompanhamento
A análise do dentista é essencial para determinar o modelo adequado para cada cliente, bem como a quantidade necessária de implantes. É fundamental, também, o acompanhamento durante e após o procedimento, com avaliações periódicas, garantindo a saúde bucal e a conservação de sua Prótese Protocolo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
periodontista e implantodontista em Barbacena!