Prótese Dentária

Prótese dentária: Entenda mais sobre o procedimento

prótese dentáriaO uso de prótese dentária é uma opção de tratamento odontológico para quem perdeu parte ou todos os dentes. Nesse sentido, há dois tipos de prótese: a removível e a fixa. A prótese removível, como o próprio nome diz, pode ser retirada. Em geral, é removida ou para higienização ou na hora de dormir. A prótese fixa, por sua vez, é encaixada aos dentes ou adaptada sobre implantes. Os dois modelos podem, contudo, substituir total ou parcialmente os dentes ausentes.

Conheça os tipos de prótese dentária

Prótese removível

A prótese total removível é conhecida popularmente como dentadura. É indicada para quem perdeu todos os dentes de uma arcada. Neste caso, os dentes naturais são trocados por uma dentição feita em material acrílico. Em geral, a prótese é feita com padrão semelhante à dentição natural, respeitando cor, tamanho e formato dos dentes. Este tipo de prótese requer cuidado especial com relação à limpeza e atenção quando retirada da boca, a fim de se evitar queda ou perda da mesma.

Por outro lado, no caso da prótese parcial removível, além do acrílico, cromo e cobalto são os materiais mais utilizados para confecção de uma armação metálica interna que possa se conectar aos dentes remanescentes. O ideal é que o sistema de encaixe seja seguro, sem risco de sair do lugar ou cair durante os movimentos da boca.

Prótese fixa

A prótese fixa é conhecida como ponte fixa quando une dois ou mais dentes. Os pônticos, que irão variar em número a depender do número de dentes ausentes, correspondem aos dentes artificiais suspensos da prótese e que estarão unidos aos pilares. Quando não há remanescente de dente suficiente entre os pilares, o tratamento de canal deve ser indicado. O objetivo, dessa forma, é proporcionar a confecção de pinos que sejam cimentados no interior de suas raízes. Assim, tais pinos atuariam como suporte dessas próteses.

Os implantes dentários também podem ser utilizados com este propósito. Confeccionados em titânio, funcionam como as raízes dos dentes naturais, sendo instalados sobre o ossos dos maxilares. Sobre eles, também são colocados pinos que, diferentemente dos dentes onde são cimentados, aqui, estes são aparafusados.

Por permanecer fixa, essa prótese deixa o paciente mais seguro, eliminando o receio de que a prótese sairá da boca a qualquer momento. A limpeza desse tipo de prótese é, certamente, mais trabalhosa do que a higienização da prótese removível.

Prótese dentária: adaptação e higienização

Após colocar a prótese, o paciente pode sentir desconforto e, no caso de prótese removível, medo de que ela saia da boca. Como a adaptação é uma experiência individual, cada pessoa leva um tempo para se acostumar ao seu uso. Além disso, em caso de dor, irritação ou outros tipos de desconforto com a prótese dentária, é importante retornar ao dentista.

Ao longo do tempo, é também necessário fazer o reajustamento da prótese: com o envelhecimento natural, o formato da boca também se modifica. Daí, então, a importância de ir ao dentista regularmente, pelo menos uma vez ao ano. Se a prótese quebrar ou trincar, o especialista também deve ser consultado.

Quanto à higienização, é importante que seja um cuidado diário, realizado com bastante atenção. As removíveis deverão ser limpas fora da boca. Com relação as fixas, uma série de aparatos está disponível com esse objetivo; contudo, o dentista precisa demonstrar como fazê-la.

E então, o que achou do conteúdo? A colocação de prótese dentária é, afinal, uma solução eficaz para a reabilitação oral e a recuperação do sorriso. Com a realização desse procedimento, é possível mastigar normalmente e recuperar a estética da boca e da face.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

 

 

 

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe