prótese dentária

Dúvidas frequentes sobre prótese dentária

Um sorriso bonito não só melhora a autoestima de uma pessoa, como ajuda na mastigação e na fala. Por isso, quando perdemos um dente, é preciso repor o quanto antes, para evitar mais complicações.

Uma das formas mais comuns de se fazer essa reposição é por meio das próteses dentárias fixas. Elas podem ser apoiadas sobre implantes ou dentes e servem como substitutos para dentes extraídos. Além disso, ela pode ser unitária (para um só dente) ou parcial (quando une três ou mais dentes).

Dúvidas comuns sobre o assunto

Para ajudar, separamos as principais dúvidas dos nossos pacientes na hora de optar pela prótese dentária.

  • Quando a prótese é indicada?

A prótese é indicada em três situações, para reabilitar a função mastigatória, a fonética e a estética dental do paciente.

  • Há contraindicações?

Sim. As próteses precisam de uma estrutura para se fixarem, é necessário ter dentes de suporte suficientes. Se a pessoa perdeu muitos dentes ou tem poucos para servir de suporte, há contraindicação para a prótese parcial fixa.

  • De que são feitas as próteses?

As próteses fixas podem ser feitas de diversos materiais, os mais usados são: metal com porcelana, porcelana pura e metal resina. A metal com porcelana é considerada a mais resistente e que sofre menos impacto de cor com o passar do tempo. Já as de porcelana pura apresentam um melhor resultado estético, são resistentes e não mudam de cor com o passar do tempo. As de metal resina são as mais fortes, porém sofrem com o desgaste ao longo do tempo e uma leve mudança de cor.

  • Como é feita a manutenção?

As próteses sobre implantes necessitam dos mesmos cuidados que se deve dar aos dentes naturais, limpeza e higiene. O mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado a materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.

  • Posso comer de tudo após a colocação da prótese?

Sim. A prótese dentária, de maneira geral, suporta muito bem os esforços mastigatórios, como os dentes naturais. Um mínimo de cuidado é suficiente para a preservação dos dentes naturais e da prótese suportada por implante.

  • Quanto tempo dura uma prótese?

A durabilidade de uma prótese fixa depende de alguns fatores como uma boa avaliação inicial; um planejamento adequado; utilização de bons materiais; uma boa adaptação da prótese aos dentes; da boa relação da prótese com os tecidos gengivais; ajuste oclusal. Este conjunto de fatores vai permitir que a prótese dure mais de cinco anos, que é a vida média das próteses fixas.

  • As pessoas conseguem perceber que estou com uma prótese dentária?

Não. Quando bem colocadas, a prótese dentária se confunde com a aparência do dente natural.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe