prótese dentária

5 Cuidados Após Colocar a Prótese Dentária

A prótese dentária é uma estrutura utilizada para reparar parcialmente ou totalmente o dente. No entanto, assim como qualquer procedimento, existem cuidados que precisam ser tomados após sua colocação.

Neste sentido, preparamos este artigo para listar algumas ações simples que o paciente deve implementar na sua rotina, principalmente no período do pós-operatório. Então, se quiser saber mais, continue a leitura do texto.

1. Uso de medicamentos prescritos

Antes da colocação das próteses dentárias, o paciente também precisa seguir as recomendações pré-operatórias. Após realizado o procedimento, outras orientações médicas devem ser seguidas à risca.

Uma delas diz respeito ao uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião. Os anti-inflamatórios e os antibióticos são necessários para reduzir o risco de inflamações e infecções. Já os analgésicos devem ser usados em caso de dor.

2. Repouso

Com o implante dentário colocado, o especialista solicitará ao paciente que faça a sua parte para acelerar a cicatrização. O repouso, por exemplo, é parte essencial desse processo de recuperação.

De modo geral, o paciente precisa repousar nas primeiras 48 horas, evitando qualquer tipo de atividade. Com isso, reduz-se o risco de complicações como sangramentos, edemas e infecções. 

Isso significa que, durante o dia, não deve fazer atividades físicas e evitar abaixar a cabeça. Ao dormir, utilize travesseiros mais altos para reclinar a cabeça e não deite sobre o lado do rosto em que a prótese foi colocada.

3. Faça a limpeza bucal

Diferente do que muitos pacientes imaginam, a higienização da boca deve ser mantida ou até reforçada. Isso porque a proliferação de bactérias no pós-operatório pode gerar complicações mais severas.

Porém, deve ter cuidado para não machucar a região da prótese. Nas primeiras 72 horas, a orientação é fazer uma limpeza suave, sem bochechos e sem passar a escova na área operada. O cirurgião pode indicar o uso de antisséptico bucal.

4. Aplique compressas

A aplicação de compressas geladas é uma medida importante para controlar o inchaço e reduzir a dor. Para isso, basta utilizar uma bolsa de gel gelada ou um pano úmido banhado em água fria.

Repita esse processo nos dois primeiros dias. Caso a dor permaneça ou haja algum tipo de sangramento persistente, procure o dentista o mais rápido possível para avaliar o problema e controlá-lo.

5. Mantenha uma alimentação especial

No pós-operatório, é preciso modificar a alimentação. O esforço realizado na mastigação pode prejudicar a cicatrização e o sucesso do procedimento. Nos primeiros dias, o paciente é orientado a consumir apenas alimentos líquidos e gelados.

Posteriormente, na primeira semana, ele já pode introduzir na dieta alimentos pastosos e em temperatura ambiente, evitando mastigar no lado em que a prótese foi colocada. Além disso, é proibida a ingestão de alimentos duros, quentes e de consistência crocante.

Enfim, se você irá realizar a colocação da prótese dentária, preste atenção às recomendações médicas e siga os cuidados que mencionamos no texto. Dessa forma, evitará complicações e terá um pós-operatório tranquilo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe