Prótese dentária: 4 cuidados para a sua boa manutenção

Aproximadamente 40 milhões de brasileiros usam prótese dentária. No entanto, grande parte destas pessoas ainda desconhece bons cuidados para uma boa manutenção de seus dispositivos odontológicos.

Deseja saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as melhores dicas sobre uma boa manutenção da prótese dentária. Não deixe de continuar a leitura! 

Mas antes, o que é prótese dentária?

A prótese dentária é um dispositivo odontológico usado para substituir um ou mais dentes, assim como outras partes da boca, como gengiva ou ossos, promovendo a restauração do sorriso, além de melhorar a mastigação, a fala e a autoestima.

Hoje em dia as próteses estão cada vez mais semelhantes aos dentes naturais, esteticamente falando. Portanto, mesmo exigindo um certo tempo para adaptação, o uso se torna praticamente imperceptível, proporcionando maior satisfação e conforto aos pacientes.

Ademais, as próteses dentárias podem ser de diferentes tipos: fixa, quando é aparafusada e não pode ser removida da boca; removível, quando pode ser retirada durante a noite; parcial, quando apenas alguns dentes são substituídos; ou total, quando é usada para repor todos os dentes naturais que foram perdidos.

Quando a prótese dentária é indicada?

A indicação dependerá de análise odontológica especializada. No entanto, na maioria das vezes o procedimento é indicado para os pacientes que estejam sofrendo com a falta ou alteração significativa de um, ou mais dentes. Veja a seguir outros motivos pelos quais o tratamento com prótese dentária é indicado:

  • Doenças periodontais
  • Perda ou necessidade de restauração de dentes
  • Dentes extraídos
  • Doenças autoimunes

Por que fazer manutenção?

As próteses dentárias podem acumular restos de alimentos, o que implica na multiplicação de bactérias e possíveis infecções na boca, como gengivite. Além disso, vale ressaltar que o desenvolvimento de doenças comprometerão o avanço do tratamento e podem afetar a saúde geral do paciente.

4 cuidados para uma boa manutenção

Fazer a devida manutenção das próteses dentárias é fundamental para a vida útil do dispositivo. Existem diversos cuidados que auxiliam neste processo. Veja a seguir os principais dentre eles:

  1. Limpar cuidadosamente as próteses móveis

É importante adotar uma rotina de limpeza que você consiga cumprir, por exemplo, sempre após cada uma das refeições. Além disso, existem pastilhas de limpeza, que visam limpar e matar bactérias de forma eficaz, principalmente em regiões que a escova não alcança. 

  1. Cuide da alimentação

Geralmente é recomendado dar preferência a alimentos fáceis de mastigar, visando evitar machucar a boca ou causar danos à prótese. Depois do período de adaptação, a alimentação pode voltar ao normal, mas é preciso ter cuidado na hora de consumir alimentos duros e pegajosos.

  1. Atenção a higienização bucal

A higienização bucal deve permanecer de forma intensa e cuidadosa. Isso porque, se houver acúmulo de resíduos, haverá uma proliferação de bactérias que, além de provocarem cáries nos dentes adjacentes, ainda podem dar gengivite e periodontite.

  1. Visite seu dentista regularmente

É de extrema importância ressaltar a necessidade de acompanhamento especializado com regularidade, se possível, na periodicidade semestral. Nestes momentos, o profissional vai avaliar como está o tratamento e dar prosseguimento adequado.

Então, com a leitura deste post, você se informou sobre os principais cuidados para a boa manutenção da sua prótese dentária. Portanto, se atente às recomendações e em caso de emergência, procure auxílio odontológico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe