implantes dentários

Problemas de implantes dentários: complicações, sintomas, riscos

As cirurgias de implantes dentários estão entre os procedimentos mais seguros entre aqueles realizados na boca. Com a finalidade de garantir um suporte sólido para a substituição dos dentes, essa técnica permite restaurar as funções e a estética dentária do paciente.

Contudo, trata-se de uma cirurgia e, como qualquer outra, apresenta seus riscos e possíveis complicações. Quer entender melhor sobre os implantes dentários? Então, continue a leitura e saiba mais!

Quais são os principais sintomas de que o implante apresenta falha?

Alguns dos sinais que podem indicar que o implante dentário pode estar tendo problemas, seja ele recente ou não, incluem:

  • recessão da gengiva;
  • dificuldades para mastigar adequadamente os alimentos;
  • inflamação gengival;
  • inchaços;
  • dores ou desconforto intenso;
  • afrouxamento do dente substituído ou do implante.

Quais as possíveis complicações e riscos?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que os problemas com implantes dentários são raros. Sendo que, na maioria dos registros, não exigem tratamentos complexos.

Com isso, entre as complicações e riscos temos:

Falha na integração

Um dos aspectos mais importantes para a perfeita integração do implante no osso é a estabilidade primária. Ou seja, a estabilidade do implante imediatamente após a realização do procedimento.

Quando  a estabilidade primária não é a adequada ou se mostra insuficiente, o implante pode apresentar falhas já nas primeiras semanas após a cirurgia.

Fratura ou ruptura

A quebra ou fratura do parafuso do implante é  um dos riscos mais complicados a que o paciente pode estar sujeito. O ponto de maior importância, é que não é um problema fácil de ser corrigido.

Por exemplo, há casos em que o especialista pode lidar com a situação removendo o parafuso e substituindo o implante. Contudo, o osso remanescente pode não apresentar solidez o suficiente para suportar um novo implante.

Perda óssea

Geralmente, essa complicação requer uma intervenção do especialista em saúde bucal. Quando ocorre uma perda óssea excessiva na região do implante o paciente pode ficar sujeito a um nível menor de estabilidade.

Em determinados casos, a perda óssea pode causar o surgimento de áreas pretas entre os dentes. Esse problema, além de ser esteticamente desagradável, dificulta o processo de limpeza e cuidados.

Infecção

Após a realização de um procedimento para a colocação de implantes dentários a infecção pode se manifestar de diversas maneiras.

Por exemplo, na área afetada pode aparecer como uma inflamação, supuração, fístula ou abscesso. Além disso, é importante lembrar que tudo o que acontece na boca pode refletir na saúde de todo o corpo.

Nesse caso, uma infecção na área do implante, se não tratada adequadamente, pode dar origem a uma infecção sistêmica.

Há outros problemas que podem estar relacionados com os implantes dentários. Novamente, vale ressaltar que são eventos raros:

  • danos nos nervos, que podem provocar dormência, dor ou formigamento, nas gengivas, nos dentes naturais, queixo e lábios;
  • lesões ou danos nas estruturas próximas do implante, como vasos sanguíneos ou até mesmo outros dentes.

Para finalizar, muitos dos problemas com implantes dentários podem ser resolvidos e até evitados. Mas para isso o paciente precisa seguir as orientações do especialista, além de manter uma rotina de visitas ao dentista e seguir os cuidados com muita disciplina. Por fim, ao menor sinal de que algo está errado, ele deve procurar o profissional. Pois, quanto antes o problema for identificado, melhores serão as chances de sucesso no tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe