As cirurgias de implantes dentários estão entre os procedimentos mais seguros entre aqueles realizados na boca. Com a finalidade de garantir um suporte sólido para a substituição dos dentes, essa técnica permite restaurar as funções e a estética dentária do paciente.
Contudo, trata-se de uma cirurgia e, como qualquer outra, apresenta seus riscos e possíveis complicações. Quer entender melhor sobre os implantes dentários? Então, continue a leitura e saiba mais!
Quais são os principais sintomas de que o implante apresenta falha?
Alguns dos sinais que podem indicar que o implante dentário pode estar tendo problemas, seja ele recente ou não, incluem:
- recessão da gengiva;
- dificuldades para mastigar adequadamente os alimentos;
- inflamação gengival;
- inchaços;
- dores ou desconforto intenso;
- afrouxamento do dente substituído ou do implante.
Quais as possíveis complicações e riscos?
Antes de tudo, é preciso ressaltar que os problemas com implantes dentários são raros. Sendo que, na maioria dos registros, não exigem tratamentos complexos.
Com isso, entre as complicações e riscos temos:
Falha na integração
Um dos aspectos mais importantes para a perfeita integração do implante no osso é a estabilidade primária. Ou seja, a estabilidade do implante imediatamente após a realização do procedimento.
Quando a estabilidade primária não é a adequada ou se mostra insuficiente, o implante pode apresentar falhas já nas primeiras semanas após a cirurgia.
Fratura ou ruptura
A quebra ou fratura do parafuso do implante é um dos riscos mais complicados a que o paciente pode estar sujeito. O ponto de maior importância, é que não é um problema fácil de ser corrigido.
Por exemplo, há casos em que o especialista pode lidar com a situação removendo o parafuso e substituindo o implante. Contudo, o osso remanescente pode não apresentar solidez o suficiente para suportar um novo implante.
Perda óssea
Geralmente, essa complicação requer uma intervenção do especialista em saúde bucal. Quando ocorre uma perda óssea excessiva na região do implante o paciente pode ficar sujeito a um nível menor de estabilidade.
Em determinados casos, a perda óssea pode causar o surgimento de áreas pretas entre os dentes. Esse problema, além de ser esteticamente desagradável, dificulta o processo de limpeza e cuidados.
Infecção
Após a realização de um procedimento para a colocação de implantes dentários a infecção pode se manifestar de diversas maneiras.
Por exemplo, na área afetada pode aparecer como uma inflamação, supuração, fístula ou abscesso. Além disso, é importante lembrar que tudo o que acontece na boca pode refletir na saúde de todo o corpo.
Nesse caso, uma infecção na área do implante, se não tratada adequadamente, pode dar origem a uma infecção sistêmica.
Há outros problemas que podem estar relacionados com os implantes dentários. Novamente, vale ressaltar que são eventos raros:
- danos nos nervos, que podem provocar dormência, dor ou formigamento, nas gengivas, nos dentes naturais, queixo e lábios;
- lesões ou danos nas estruturas próximas do implante, como vasos sanguíneos ou até mesmo outros dentes.
Para finalizar, muitos dos problemas com implantes dentários podem ser resolvidos e até evitados. Mas para isso o paciente precisa seguir as orientações do especialista, além de manter uma rotina de visitas ao dentista e seguir os cuidados com muita disciplina. Por fim, ao menor sinal de que algo está errado, ele deve procurar o profissional. Pois, quanto antes o problema for identificado, melhores serão as chances de sucesso no tratamento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!