cigarro

Problemas bucais causados pelo cigarro

Quando pensamos sobre as doenças causadas pelo tabagismo, logo nos vem à cabeça as que acometem o sistema respiratório, como câncer de pulmão, bronquite crônica, etc. Porém, o cigarro atinge praticamente todos os órgãos do corpo humano e a saúde bucal está entre as possibilidades.

Doenças bucais causadas pelo cigarro

A boca é um dos locais mais importantes do corpo. É composta por toda a estrutura dental, gengivas, língua e outras estruturas. Por meio dela se fala e come. Manter a boa saúde da boca é fundamental para uma boa qualidade de vida.

O consumo excessivo de cigarros acarreta inúmeros problemas à saúde bucal, dentre os quais os principais serão destacados a seguir.

Câncer bucal

Desenvolve-se em decorrência da mutação das células da boca, alterando toda a cavidade bucal. O cigarro contribui para o surgimento dessa doença devido ao fato de as suas substâncias químicas causarem danos severos na estrutura da boca e garganta, antes de chegar aos pulmões.

A prevenção do câncer bucal passa principalmente pela interrupção permanente da ingestão das substâncias tóxicas incidentes na fumaça do cigarro e devem-se realizar consultas de rotina com um dentista.

Doenças periodontais

Consistem basicamente nas inflamações sofridas pela gengiva devido à ação de bactérias. Causam forte dor, sangramento, formação de pus e perda de dentes em casos mais graves. Fumar em excesso contribui para o enfraquecimento do sistema imunológico do indivíduo, deixando-o mais suscetível às bactérias. Além disso, no caso de implantes, o tabagismo prejudica a cicatrização das gengivas.

Mau hálito e dentes pigmentados

As substâncias do cigarro são extremamente prejudiciais ao esmalte dos dentes, principalmente o alcatrão. Além disso, pode haver perda gradativa de paladar e mau hálito.

Gengivite ulcerativa necrosante aguda

Trata-se de uma doença periodontal relativamente rara, que se manifesta em pessoas jovens, em razão de estresse, associado ao consumo em excesso de cigarros e de má higiene bucal, causando úlceras, necrose, dor e sangramento da gengiva.

Candidíase

Também conhecida popularmente como sapinho, essa doença se caracteriza pelo surgimento de manchas brancas e pode ocorrer na região bucal, devido à baixa imunidade. O cigarro tem papel fundamental nessa queda de imunidade devido à suas substâncias tóxicas, propiciando o desenvolvimento da doença.

Xerostomia

É uma condição na qual se sente uma sensação constante de boca seca, com ou sem alteração na produção de saliva, sendo potencializada pelo consumo em excesso de cigarros.

Como cuidar da saúde bucal

Para quem é fumante, abandonar o hábito é o ponto chave para a recuperação da saúde bucal e para se evitar que as doenças supramencionadas, além de muitas outras, se desenvolvam. As substâncias do cigarro são extremamente tóxicas, além de causarem dependência.

Fale com o seu dentista e elabore junto com ele um plano de ação para que sua saúde bucal esteja em perfeito estado. Caso você seja fumante, pergunte sobre os benefícios médicos e estéticos para a boca ao se parar de fumar. Use isso como motivação para interromper definitivamente o hábito e cuidar de sua saúde.