Plástica gengival

Plástica gengival: saiba mais sobre o procedimento

Ter um sorriso bonito e alinhado faz toda a diferença para a autoestima, qualidade de vida e convívio social de qualquer pessoa. No entanto, muitos têm problemas gengivais, como retração ou excessos, e a plástica gengival é uma solução eficiente.

Trata-se de um procedimento simples e delicado que promove correções nas gengivas, proporcionando a harmonia do rosto e sorriso. Uma forma para eliminar imperfeições e contribuir para ter uma gengiva bem tratada, saudável e bonita.

Mas afinal, você já ouviu falar sobre a plástica gengival? A saúde e beleza do sorriso não se resumem apenas aos dentes, pois a gengiva tem um papel crucial. Pensando nisso, confira neste post como funciona e tudo o que precisa saber sobre a plástica gengival!

O que é a plástica gengival?

A plástica gengival é um procedimento cirúrgico de reconstrução da gengiva, considerado preciso, delicado e simples. O objetivo é fazer correções de anormalidades nas gengivas, como as retrações, excesso de gengivas, recobrimento de raízes e outros.

Sendo assim, a plástica gengival existe em tipos diferentes, por exemplo;

  • gengivoplastia: técnica simples para alinhar e realizar pequenas correções estéticas;
  • gengivectomia: técnica mais complexa e indicada para correções mais intensas;
  • enxerto gengival: indicado em casos de recobrimento de raízes expostas e retração gengival.

Quando a plástica gengival é indicada?

Diversos problemas acometem as gengivas e causam efeitos estéticos e funcionais, ou seja, são capazes de comprometer a mastigação, provocar dores e sangramentos. Sendo assim, a plástica gengival é uma solução eficaz para eliminar esses problemas e promover um sorriso bonito e saudável.

Diante disso, a cirurgia de plástica gengival pode ser indicada nos seguintes casos:

  • retração gengival;
  • gengivas escuras ou manchadas;
  • contorno irregular da gengiva;
  • gengiva em excesso, cobrindo os dentes.

Dessa forma, para identificar qual a solução adequada para melhorar o sorriso é essencial procurar um dentista especialista. Assim, será conduzida uma avaliação do quadro e direcionado os tratamentos para atender às suas expectativas e promover um sorriso alinhado e saudável.

Como a cirurgia funciona?

A plástica gengival é um procedimento cirúrgico considerado simples, com duração entre 40 minutos a 2 horas, dependendo do tipo de intervenção e quadro do paciente. Após definir a técnica, o dentista realiza as intervenções no tecido gengival para a correção dos problemas.

O pós-cirúrgico consiste no uso de medicamentos, mudanças na alimentação, evitar a exposição ao sol e atividades físicas, além de alterar a higienização bucal. Embora seja uma cirurgia sensível, a recuperação é rápida, desde que o paciente siga rigorosamente as determinações do dentista.

A plástica gengival vale a pena?

Os procedimentos odontológicos evoluíram bastante ao longo dos anos, principalmente devido ao avanço tecnológico. Dessa forma, as cirurgias se tornaram mais precisas, seguras e com resultados surpreendentes, atingindo todos os objetivos.

Nesse sentido, a plástica gengival é um procedimento que proporciona muitos benefícios, tanto para a saúde bucal, quanto para a estética. Por isso, é a melhor forma para corrigir problemas gengivais e contribuir para ter um sorriso bonito.

Como você percebeu, a plástica gengival é uma solução segura e vantajosa, que melhora a estética do sorriso e do rosto, contribuindo para a autoestima e bem-estar. Portanto, não deixe de procurar um dentista especialista e de confiança para analisar o quadro e propor tratamentos eficientes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe