Plástica gengival

Plástica Gengival: Saiba Mais Sobre O Procedimento

O termo “plástica gengival” é utilizado para descrever qualquer cirurgia reconstrutora da gengiva. Esse procedimento é capaz de corrigir problemas gengivais, melhorar a estética do sorriso e promover a harmonia facial.

Você tem interesse em saber mais sobre esse procedimento? Quer conhecer as vantagens de realizá-lo? Então, não deixe de ler este artigo. A seguir, falaremos sobre os principais pontos a respeito dessa cirurgia.

O que é a plástica gengival?

A plástica gengival é um tratamento cirúrgico que visa melhorar a aparência estética e/ou tratar algum problema grave de saúde bucal. Em função dos resultados que oferece, tem sido cada vez mais realizada por celebridades.

Ainda, as cirurgias reconstrutoras da gengiva promovem o recobrimento de raízes expostas, o aumento de espessura, quando o indivíduo apresenta gengivas finas, ou a estética vermelha da gengiva para que harmonize com a estética branca dos dentes.

O procedimento é realizado por um cirurgião-dentista ou por um periodontista que se especializou na técnica. A plástica gengival é feita a partir de um conjunto de cirurgias para nivelar e alinhar gengivas.

Quando a plástica gengival é indicada?

A plástica gengival é indicada para pessoas que se sentem incomodadas com a gengiva, de modo que perdem a coragem de sorrir ou até se afastam do convívio social. Geralmente, esse problema está relacionado a uma doença, como, por exemplo:

  • hipertrofia gengival: quando há gengiva em excesso. O tecido chega a cobrir uma parte dos dentes, ficando visível quando a pessoa sorri, o que explica o nome de sorriso gengival;
  • retração gengival: a gengiva é muito pequena, deixando as raízes dos dentes expostas e os dentes alongados. Essa condição pode levar até a sensibilidade dental;
  • escurecimento da gengiva: em função de uma prótese ou do tratamento de canal, o tecido gengival pode ficar escuro ou acinzentado;
  • presença de manchas na gengiva que interferem na beleza do sorriso;
  • contorno irregular da gengiva: quando o traçado da gengiva da pessoa é irregular, dando a impressão de que alguns dentes são maiores que os outros.

Existe contraindicação?

O primeiro passo para realizar esse procedimento é buscar um profissional qualificado para realizá-lo. Assim, você passará por uma avaliação clínica completa, onde será identificado se a técnica é ou não indicada para o seu caso.

De forma simplificada, a cirurgia é contraindicada para gestantes, fumantes, pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial ou diabetes descompensada e para indivíduos que apresentam algum problema de coagulação.

Como é a cirurgia?

A plástica gengival é um procedimento de pequeno porte e pode levar até 2 horas para sua conclusão. O paciente recebe anestesia local. A cirurgia consiste em deslocar o tecido gengival para cima ou para baixo e, a depender do caso, remover ou inserir enxerto. Para isso, pode-se utilizar das seguintes técnicas:

  • gengivoplastia: é a mais utilizada e consiste em fazer um recorte e reconstrução do contorno do tecido gengival, deixando-o com melhor aparência;
  • gengivectomia: quando há a remoção do excesso de gengiva e também a manipulação dos ossos e ligamentos periodontais;
  • reposicionamento da margem gengival:indicada para tratar a retração gengival, a técnica consiste na implantação de um enxerto para cobrir as raízes dos dentes, deixando a região mais harmônica.

Enfim, com a leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre a plástica gengival, suas indicações e contraindicações. Portanto, se você tem interesse no procedimento, converse com seu dentista sobre a possibilidade de fazê-lo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe