tártaro

Qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro?

Todas as pessoas que se preocupam com a higiene bucal e que costumam ir ao dentista já ouviram falar dos termos tártaro e placa bacteriana. O que você sabe sobre cada um deles, no entanto? Se você gostaria de entender melhor a questão, confira as informações no texto em seguida.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película que se forma sobre os dentes. Constituída por bactérias e pelas sobras de alimentos, é uma das principais causadoras de cáries, periodontite, perda dos dentes e problemas que afetam as gengivas. Não é possível impedir o trabalho das bactérias na cavidade bucal. Elas fazem parte do organismo. Isso não significa, entretanto, que não se possa evitar o surgimento da placa bacteriana e os seus efeitos na saúde e na estética. Abaixo, listam-se alguns cuidados que podem colaborar para a manutenção da saúde dos dentes e do bem-estar. Confira.
  • Escovar os dentes minuciosamente após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Não se deve deitar para dormir sem fazer a higiene bucal.
  • Diminuir a ingestão de alimentos doces, porque o açúcar propicia maior desenvolvimento bacteriano.
  • Usar fio dental diariamente, a fim de retirar os resquícios de alimentos que ficam nos vãos dos dentes.
  • Visitar um dentista de sua confiança regularmente, para fazer uma limpeza profissional, cuidar das gengivas e, caso seja necessário, conter o avanço de cáries ou degeneração dos dentes.

O que é tártaro?

Sabendo o que é placa bacteriana, fica mais fácil entender o que é tártaro. Este problema acontece quando há a calcificação das placas bacterianas. Estas, endurecidas, ligam-se ao esmalte do dente e, dessa forma, criam um acúmulo mineral visível. É um problema facilmente identificável. Basta verificar se há “linhas” escuras ou amareladas logo acima ou abaixo das gengivas, junto aos dentes. Se não for adequadamente cuidado, provoca mau hálito, gengivite, manchas e também cáries, situações que afetam não apenas a saúde bucal, mas a autoestima do indivíduo. Para evitar o problema, podem-se adotar os mesmos cuidados contra a placa bacteriana. A escovação correta, assim como o uso de produtos de qualidade e do fio dental, realmente faz muita diferença. Não é possível resolver o problema em casa: a melhor forma de fazer a limpeza dos dentes é por meio do trabalho de um dentista, que fará raspagem para a retirada das placas calcificadas.

Cuidados: o que você não deve fazer

Possivelmente, você já encontrou na internet receitas caseiras para eliminar placas bacterianas e tártaro. As mais famosas, aliás, indicam aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e limão nos dentes com o auxílio de uma escova ou fazer escovação diária com carvão vegetal. Definitivamente, não siga essas dicas. É possível ver um leve clareamento após a aplicação dos produtos porque eles são abrasivos, ou seja, provocam desgaste na superfície dentária. Com o tempo, ganham-se dentes quebradiços, cáries, dor e muito mal-estar. A única pessoa qualificada para fazer a recomendação e aplicação de produtos, devidamente seguros e certificados, é o dentista. Portanto, não coloque a sua saúde em risco por modismos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!