O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares. Por outro lado, ajuda também a manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.
A mucosa oral é assim dividida:
- Mucosa mastigatória: gengiva e revestimento do palato duro, ou seja do céu da boca;
- Mucosa especializada: localizada sobre o dorso da língua;
- Mucosa de revestimento: recobre as demais regiões.
Periodonto de proteção ou suporte
A gengiva representa a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes. Sua forma e textura definitivas ocorrem em associação com a erupção dos dentes. Em direção à coroa, termina na margem gengival livre e, em sentido apical, torna-se contínua à mucosa alveolar. Vale ressaltar que a mucosa alveolar é frouxa e de coloração mais escura. A gengiva se manifesta não só no formato de gengiva livre, como também de gengiva inserida:
- A gengiva livre nada mais é do que o colarinho de tecido gengival das partes vestibular e lingual dos dentes. Ela inclui, dessa forma, as papilas interdentais. Com aproximadamente 1 mm de altura, estende-se a partir da margem gengival livre em direção apical até a ranhura gengival livre. Dá origem, junto ao dente, a uma pequena invaginação que, em condições normais, apresenta íntimo contato com a superfície do esmalte. É nesta invaginação, pois, que se encontra o sulco gengival.
- A gengiva inserida, por outro lado, encontra-se entre a ranhura gengival livre ao nível da junção cemento-esmalte, coronalmente, e a mucosa alveolar em sentido apical. Sua altura pode variar bastante, mas, em geral, não ultrapassa 10 mm. Por estar firmemente inserida ao osso alveolar e cemento radicular subjacentes, é comparativamente imóvel em relação a mucosa alveolar.
- A mucosa alveolar encontra-se apicalmente a junção ou linha muco-gengival. Esta linha é, geralmente, uma delimitação facilmente reconhecida entre a mucosa alveolar e a gengiva inserida. Porque apresenta uma ligação frouxa com o osso alveolar subjacente, deixa transparecer uma mobilidade bem característica.
Periodonto de sustentação
- O ligamento periodontal constitui o tecido ricamente vascularizado e celular que se encontra ao redor das raízes dos dentes, unindo-as ao osso alveolar pelo cemento radicular. Está separado da gengiva pelos feixes de fibras colágenas que conectam a crista do osso alveolar com a raiz. O espaço do ligamento periodontal tem a forma de ampulheta, sendo, a princípio, mais estreito ao nível do terço médio da raiz. Ele também se faz necessário para a mobilidade dos dentes.
- O cemento radicular é um tecido calcificado e especializado que recobre as superfícies radiculares dos dentes. Ele insere as fibras do ligamento periodontal a raiz e contribui para o processo de reparo após danos à superfície radicular. Dois tipos podem ser reconhecidos: o cemento acelular, presente no momento de erupção dos dentes, e o celular, que se forma após a erupção dos mesmos em resposta as demandas funcionais.
- O osso alveolar compreende a porção da maxila e da mandíbula que forma e da suporte aos alvéolos dos dentes. Se desenvolve em associação com o desenvolvimento e erupção dos elementos dentais, sendo, aliás, gradativamente reabsorvido quando estes são perdidos.
O periodonto de sustentação constitui o aparelho de inserção dos dentes. O seu papel reside em distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação ou outros contatos dentários.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!