Periodontite

Periodontite: O que é, tratamento e sintomas?

A periodontite é uma doença muito comum. Atualmente, cerca de 50% das pessoas adultas sofrem com esta condição. Não tratar esta doença da forma devida, pode resultar em graves problemas como perda de dentes ou até mesmo outras patologias graves. 

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura! Pensando nisso, preparamos este post para apresentar os principais pontos sobre esta condição. 

O que é periodontite?

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção bacteriana que acomete o tecido de suporte dos dentes. Atinge principalmente os adultos. Caso a infecção não seja devidamente tratada a tempo, pode se deslocar para o osso ou para o ligamento periodontal.

O que provoca a infecção é a ação inflamatória e corrosiva de microrganismos associados à presença de placa bacteriana, ou seja, o tártaro na raiz do dente. A periodontite pode trazer perda óssea e outras sequelas, por exemplo, a gengiva retraída e a raiz do dente exposta.

Além disso, a doença permite que se desenvolvam espaços que podem acumular tártaro e outros microrganismos patológicos. Não sendo tratada a tempo, pode evoluir para consequências mais graves, como a perda dos dentes.

Quais são os sintomas da periodontite?

Os primeiros sintomas são bastante parecidos com os da gengivite. Dessa forma, é importante manter a atenção para que o quadro não se agrave. Abaixo, veja alguns sinais da doença:

  • Amolecimento e queda dos dentes: A periodontite destrói os ossos e ligamentos que dão suporte ao dente. É comum que os dentes fiquem moles ou até mudem de posição na arcada dentária.
  • Dentes alongados: Quando as estruturas que suportam os dentes são destruídas, a gengiva cai e deixa os dentes mais expostos, causando uma aparência de dentes alongados.
  • Aumento da sensibilidade: A retração gengival, quadro muito comum em pacientes com periodontite, deixa as raízes dos dentes expostas, o que causa muita dor e sensibilidade na ingestão de alimentos quentes ou gelados.
  • Formação de bolsas nas gengivas: Outro sintoma bastante comum da periodontite é o aparecimento de bolsas ao redor dos dentes.
  • Dores: As dores são um sintoma muito comum e acontecem devido ao acúmulo de resíduos alimentares e pus nas bolsas formadas nas gengivas.
  • Mau hálito: Quando um paciente está com esse problema, há um acúmulo muito grande de bactérias na boca. Então, ao passo que esses microrganismos realizam a decomposição dos resíduos alimentares, há a liberação de um odor malcheiroso.

É  possível prevenir a periodontite?

De fato é possível prevenir a periodontite. Mantendo uma boa higiene bucal, escovando os dentes após as principais refeições, usando o fio dental e fazendo a limpeza no dentista periodicamente, as chances de você desenvolver a doença periodontal serão mínimas.

Tratamentos para a periodontite

É importante destacar que quanto mais cedo for diagnosticada a doença periodontal, mais fácil será o tratamento, ou seja, quando ela ainda é uma gengivite. Mas se esse não for o seu caso, conheça os principais tipos de tratamento da periodontite: 

  • Raspagem da placa bacteriana: O dentista pode fazer a remoção da placa bacteriana e do tártaro, que se acumulam nos dentes. O procedimento, conhecido como curetagem, é bem simples e acontece por meio de uma raspagem, sem a necessidade de cirurgia. 
  • Restauração da raiz: Nesta etapa ocorre o alinhamento da superfície da raiz, como forma de garantir que as bactérias não se instalem. Isso evita o agravamento do quadro. 
  • Uso de medicamentos: Na maioria dos casos, o dentista recomenda o uso de antibióticos depois que a limpeza dentária for feita, como auxílio no combate às bactérias. 
  • Cirurgia: Em casos em que a periodontite está em um estágio mais avançado, a cirurgia pode ser indicada. Somente o cirurgião-dentista é quem pode avaliar qual será a melhor indicação. 

Então, com a leitura deste post você ficou por dentro dos principais pontos sobre a periodontite. Portanto, caso note qualquer anormalidade, procure imediatamente um profissional qualificado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe