Periodontite

Periodontite: O que é e qual seu tratamento?

A periodontite é o estágio mais avançado da gengivite, quadro que se caracteriza pela inflamação da gengiva. Essa condição precisa ser adequadamente tratada para evitar problemas graves nas estruturas que dão suporte ao dente.

Você sabe como funciona o tratamento dessa inflamação? Então, recomendamos a leitura desse post. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

O que é o periodontite?

Trata-se de uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes, sendo a fase grave da gengivite. Quando não devidamente tratada, pode levar à perda permanente dos dentes.

Ainda, a periodontite pode evoluir de forma rápida e, consequentemente, desencadear algumas consequências desagradáveis, como, por exemplo:

• retração das gengivas superiores e inferiores;
  • reabsorção dos tecidos periodontais;
  • formação de abscessos dolorosos com pus.

Além disso, essa doença periodontal pode ocasionar outros tipos de complicações severas em função da migração das bactérias para outros órgãos do corpo, principalmente para os corações e pulmões.

Como é causada?

A periodontite pode ter origem em diferentes fatores, mas se inicia com o acúmulo de placa bacteriana na gengiva em função da má higiene bucal e da ausência de realização de consultas regulares com o dentista.

Em função disso, o indivíduo tende a desenvolver uma inflamação na região chamada de gengivite. Essa condição se caracteriza pela presença de sangramentos durante a escovação ou uso do fio dental e alteração na coloração das gengivas.

Quando a gengivite não é tratada, o quadro evolui para uma inflamação dos tecidos periodontais, causando a periodontite. Essa condição é mais severa e de difícil tratamento, gerando uma série de consequências.

Além disso, existem algumas doenças sistêmicas e hábitos que são fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença periodontal, como, por exemplo, diabetes mellitus, fumo, HIV, câncer ou alterações hormonais.

Como é o tratamento?

O tratamento da periodontite inicia por uma avaliação do cirurgião-dentista sobre a condição clínica do paciente. De modo geral, as medidas terapêuticas utilizadas são:

• Raspagem e aplainamento radicular para remoção do tártaro, pois não há outro meio de retirá-lo;
  • Profilaxia dos dentes (limpeza profissional);
  • Orientação sobre a evolução da doença e a importância da higiene bucal;
  • Cirurgia periodontal e prescrição de medicamentos ao paciente, se necessário;
  • Acompanhamento e revisão do caso, com novas sessões de raspagem e limpeza profissional.

Diferente do que muitos imaginam, o tratamento não dói. Quando há uma inflamação intensa, a raspagem será feita sob anestesia. O paciente pode sentir a região mais sensível quando o efeito da anestesia passar.

O cirurgião-dentista pode prescrever, além de medicamentos, o uso de enxaguantes bucais para que a região seja higienizada. Porém, só devem ser usados por um curto período, apenas enquanto o paciente não consegue realizar a escovação.

Enfim, a periodontite é um quadro grave, mas que pode ser facilmente prevenido. A partir de uma boa rotina de higiene bucal, você manterá a sua saúde oral, afastando o risco de doenças e inflamações na gengiva e em outras estruturas da região.