Periodontite avançada

Periodontite Avançada: Conheça Os Sintomas E Tratamentos

A doença periodontal é o reflexo da falta de cuidados bucais que tivemos ao longo da vida. O problema ocorre quando a gengivite não é tratada e evolui, causando a periodontite avançada. Assim, a inflamação alcança os ligamentos e ossos que dão suporte ao dente.

Você já ouviu falar nesta condição? Entende como ela é causada? Conhece os sintomas e formas de tratamento? Então, recomendamos a leitura deste texto. Nele, responderemos a todas as suas dúvidas sobre o tema.

Entenda o que é a periodontite avançada

A periodontite é um tipo de doença periodontal de causa infecciosa e bacteriana, sendo o estágio mais avançado da gengivite que, por sua vez, é um quadro que se caracteriza pela inflamação da gengiva.

Ainda, a periodontite crônica ocorre quando as bactérias se acumulam junto às gengivas, causando a destruição do ligamento e do osso que sustenta as raízes dos dentes, provocando a retração gengival.

Já a periodontite avançada é um termo utilizado para descrever o estágio mais agudo dessa doença periodontal, quando há uma intensa exposição das raízes dos dentes e o surgimento de outros sintomas como a perda de alguns dentes.

Qual é a causa?

De modo geral, a periodontite é uma doença associada à genética desfavorável. No entanto, para que essa predisposição facilite o aparecimento e/ou a progressão do problema, é preciso que já exista placa bacteriana acumulada junto às gengivas.

Isso significa que a genética contribui para o desenvolvimento do quadro, mas a origem do problema está em uma higienização oral deficiente. Além disso, existem fatores de riscos que, de alguma forma, influenciam no surgimento ou na evolução da periodontite.

Entre os principais fatores de risco, estão: obesidade, uso frequente de cigarros ou derivados de tabaco, quadro de diabetes mellitus não controlada e uso de determinados medicamentos.

Quais os sintomas mais comuns?

A periodontite é uma condição que se caracteriza pela presença de sintomas bem específicos, como, por exemplo, amolecimento do dente, sangramento, mau hálito, inchaço das gengivas, dor local e afastamento dos dentes.

Quando o estágio é avançado, os sintomas também se intensificam e tornam-se mais graves. Neste sentido, o paciente pode apresentar perda óssea severa, exposição das raízes dentárias, dor e sensibilidade.

Como é o tratamento?

O tratamento da periodontite avançada é o mesmo utilizado quando a doença está em estágio inicial. Ou seja, consiste em remover as placas bacterianas e tártaro que estão localizadas entre as gengivas e superfícies dos dentes.

Além disso, o paciente receberá as instruções necessárias para melhorar sua higiene oral. Porém, como a inflamação leva à retração gengival e perda óssea, ele precisará utilizar outros instrumentos, como a escova interdental ou unitufo.

Na maioria dos casos, o tratamento também envolve cirurgia gengival, principalmente se houver infecções localizadas muito profundamente entre as gengivas e as raízes dentárias, que dificultam o acesso para a raspagem das bactérias.

O procedimento utiliza-se da técnica de gengivectomia e tem como objetivo construir uma arquitetura das gengivas mais favorável à remoção das placas.Outra possibilidade é o uso de enxertos para corrigir a retração das gengivas.

Então, com a leitura deste post, você conheceu tudo sobre a periodontite avançada. Portanto, caso perceba sinais de uma gengivite, não demore a procurar o seu dentista e siga à risca as orientações dele quanto à higienização adequada.