A gengivite é uma condição provocada pelo acúmulo de placa bacteriana, levando à inflamação das gengivas. A evolução do quadro pode causar a doença periodontal, ou periodontite, provocando sintomas intensos e exigindo tratamento imediato.
Você já ouviu falar nesta condição? Sabe como ela se desenvolve? Então, não deixe de ler este texto até o final. Nele, explicaremos tudo sobre os sintomas e as opções de tratamentos disponíveis.
O que é a periodontite?
Trata-se de um estágio avançado da gengivite, onde o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes na posição correta são irreversivelmente danificados. Quando há uma doença periodontal o indivíduo apresenta diferentes tipos de sintomas, desde uma inflamação na gengiva até a perda de dentes.
De modo geral, as mulheres estão mais propensas a desenvolverem a periodontite, pois a gengiva feminina está sujeita a diversos fatores, tais como, variações hormonais do ciclo menstrual, gravidez, menopausa, entre outros.
Assim, essas muitas flutuações nos níveis hormonais podem influenciar na intensidade dos processos inflamatórios, como é o caso da doença periodontal. Existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento deste quadro e falaremos a seguir.
Quais são as causas?
A periodontite surge a partir do acúmulo de placa bacteriana na cavidade bucal, pois ao não ser removida ela se calcifica e transforma-se em tártaro. Por sua vez, o tártaro não é eliminado na escovação e somente um especialista pode removê-lo.
Ainda, diante da presença de tártaro e da placa bacteriana, a região acometida inflama e pode levar à perda óssea, o que caracteriza a doença periodontal. Contudo, nem toda gengivite irá evoluir para uma periodontite.
Neste sentido, podemos afirmar que a má higiene bucal é a principal causa desta condição. No entanto, existem outros fatores associados que tornam uma pessoa mais suscetível. Esses fatores são:
- diagnóstico de diabetes mellitus, obesidade ou câncer;
- ser portador do vírus da Aids;
- passar por situações de muito estresse ou desgaste emocional severo;
- tabagismo e alcoolismo;
- histórico familiar de periodontite;
- uso de medicamentos que diminuem a produção de saliva.
Quais são os sintomas?
Gengiva inchada ou sangrando, mau hálito, retração gengival, dentes moles ou soltos e presença de pus ao redor da gengiva são os principais sintomas associados ao quadro de periodontite.
Como é o tratamento?
Geralmente, a periodontite pode ser curada, mas o tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença. Em resumo, as principais medidas terapêuticas envolvem a realização de cirurgia ou o uso de técnicas menos invasivas.
Uma delas é a curetagem, que consiste em uma limpeza profunda dos dentes para remover o excesso de tártaro e bactérias presentes na superfície e no interior dos dentes. Além disso, para reduzir as chances do problema, realiza-se o aplanamento da superfície da raiz.
O uso de antibióticos ajuda a eliminar e controlar o crescimento de bactérias na boca. Já em casos avançados, a cirurgia é a melhor alternativa e pode envolver o dimensionamento de profundidade, enxerto de gengiva ou de osso.
Por fim, o paciente também precisa fazer a sua parte e comprometer-se a cuidar da higiene bucal e fazer uso de enxaguante bucal. Embora seja possível encontrar receitas na internet, não existem remédios caseiros comprovadamente eficazes para a periodontite.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!