periodontista

Periodontista: você sabe a melhor hora de procurar por um?

periodontistaO periodontista ainda é um profissional pouco conhecido pela população em geral. Contudo, as atividades que ele realiza são extremamente importantes para quem se preocupa com a saúde bucal, com a própria aparência e com a autoestima.

Quem é o Periodontista

Periodontista é aquele profissional que trabalha na prevenção e também no tratamento dos problemas de saúde que podem atingir a gengiva. É ela que dá proteção e  sustentação aos nossos dentes. A Periodontia é a especialidade odontológica que funciona de base para todas as outras disciplinas odontológicas. Em suma, independente do plano de tratamento realizado pelo dentista, o aval prévio de um periodontista é sempre muito importante. Por trazer muito mais confiança ao operador, torna-se imprescindível. 

É fundamental que as consultas com esse tipo de especialista sejam periódicas. Essa atitude não só previne, mas também garante maior longevidade aos trabalhos executados. Além de reduzir custos, diminui também o stress de longas horas em uma cadeira de dentista.

Doença periodontal

A doença periodontal é aquela que causa inflamação da gengiva, dos ligamentos periodontais e também do osso dessa região. Essa inflamação tem origem bacteriana e afeta principalmente as fibras que atuam na ligação da raiz do dente com o osso.

A placa bacteriana é a principal causadora dessa desordem. Entretanto, ela pode ser potencializada por aspectos hormonais, tabagismo, algumas doenças como o diabetes, pelo uso de alguns tipos de medicamento e hábitos deletérios (ex: bruxismo). Vale lembrar que próteses mal-adaptadas também podem contribuir para a enfermidade. Em casos mais graves, a perda óssea causada pela doença periodontal pode levar a mobilidade do elemento dental. Não raramente, a sua perda.

Os principais sinais dessa doença são o sangramento gengival e gengivas vermelhas e sensíveis. Mau hálito persistente e presença de pus entre a gengiva e o dente também são relatos frequentes. Caso você identifique ou perceba quaisquer um deles, procure um periodontista imediatamente para realizar o diagnóstico. Quanto mais precocemente for realizado o tratamento, menores serão as sequelas.

Estágios da doença periodontal

Embora a literatura nem sempre aborde exatamente desta maneira, para fins didáticos, os estágios são mais facilmente compreendidos quando divididos em 2, a  saber: gengivite e periodontite.

A gengivite nada mais é do que o início do processo, quando ele ainda é reversível. A gengiva encontra-se vermelha, sangrante e, por vezes, edemaciada. Contudo, uma vez removidos os agentes causadores, os tecidos recuperam seu aspecto clínico natural.

Por outro lado, no segundo estágio, o da periodontite, o osso e as fibras que mantêm os dentes no lugar encontram-se irreversivelmente danificados. Como resultado, geralmente temos comprometimento estético, mobilidade ou até mesmo a perda do elemento dental.

Para evitar o acúmulo da placa bacteriana e garantir a sua saúde bucal, procure um periodontista e agende uma avaliação. Dessa forma, você garante sua qualidade de vida e aumenta sua autoestima com um sorriso saudável e bonito como os das propagandas de pasta de dente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião-dentista em Barbacena!

 

 

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe