periodontista

Por Que Visitar Um Periodontista Para O Tratamento Da Gengivite?

Gengiva avermelhada, sangramento ao usar fio dental ou ao escovar os dentes? Se você apresenta esses sintomas, visite o consultório de um periodontista o quanto antes, pois há indícios de que você está sendo acometido por uma gengivite.

Você sabe o que faz esse especialista? Já se consultou com ele alguma vez? Quer saber mais sobre o assunto? Então, recomendo que você continue a leitura deste artigo.

Em primeiro lugar, o que é a periodontia?

A periodontia é uma área da odontologia que estuda e trata os tecidos do periodonto, ou seja, as estruturas que sustentam os dentes. Assim, o periodontista visa prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que acometem a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal.

Ainda, a gengivite e a periodontite são os principais exemplos de doenças periodontais e, na maioria dos casos, estão relacionadas a má higienização bucal. Quando não tratadas, podem levar a inflamações sérias que danificam os tecidos periodontais e levam à perda dentária.

Por isso, buscar a orientação de um periodontista é tão importante. De certo modo, essa especialidade é considerada o alicerce na odontologia, pois antes de iniciar qualquer tratamento odontológico recomenda-se que o paciente seja encaminhado a esse profissional.

Quando procurar um periodontista?

O especialista em periodontia não realiza seu trabalho direto no dente, mas nas estruturas ao seu redor com o objetivo de prevenir problemas que afetam o elemento dental saudável. De modo geral, essa área da odontologia se volta para três frentes de trabalho. A seguir, saiba mais sobre elas:

Periodontia clínica

Trata-se da área que visa a prevenção de problemas bucais através da profilaxia dentária e o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. No primeiro caso, estamos falando de uma inflamação do tecido gengival.

Geralmente, ocorre em função da falta de higiene da boca e da manutenção de resíduos entre os dentes que favorecem a proliferação de bactérias. Assim, o paciente apresenta sangramento e vermelhidão da gengiva.

Já a periodontite é a evolução da gengivite, sendo um quadro mais grave. Essa condição se caracteriza pela inflamação do periodonto. Quando esses tecidos de sustentação são afetados por ocorrer a perda dos dentes.

Periodontia médica

Essa área atua no tratamento de condições sistêmicas presentes ou intensificadas pela presença da doença periodontal, como, por exemplo, diabetes mellitus, aterosclerose, AVC, Alzheimer, tabagismo, entre outros.

Periodontia estética

Essa especialidade da periodontia é voltada para as cirurgias no tecido gengival e ósseo com finalidade estética, sendo chamadas de cirurgias plásticas periodontais. Um exemplo é o sorriso gengival, condição em que o excesso de gengiva afeta a beleza do sorriso. A cirurgia busca remover esse excesso e melhorar a estética.

Como prevenir?

As doenças periodontais podem ser prevenidas e tudo começa pela higienização bucal. Utilizar fio dental e fazer a escovação diariamente, logo após as refeições, é uma atitude básica e eficaz para prevenção.

Além disso, é preciso manter uma rotina de visitas ao dentista periodicamente para que ele avalie a situação e faça a profilaxia. Portanto, faça a sua parte, cuide da sua saúde bucal e evite problemas que exigirão tratamentos com o periodontista.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe