periodontia

Periodontia, implantodontia e ortodontia: do que cuida cada especialidade?

Existem diversos tipos de doenças e distúrbios que podem acometer a cavidade oral e suas estruturas. Por isso, a medicina odontológica é dividida em diferentes especialidades que tratam de condições específicas. Dentre elas, podemos citar: periodontia, implantodontia e ortodontia. Você conhece essas especialidades? Sabe o que cada uma faz? Nesse texto, você vai aprender mais sobre elas e descobrir aonde cada uma atua.

O que é periodontia?

Para ter uma boa saúde bucal, você precisa ir além dos cuidados com os dentes. A periodontia é a especialidade que abrange os tratamentos que visam corrigir e manter as características da região da boca e o funcionamento das suas estruturas, como por exemplo, a gengiva. A gengiva desempenha a importante tarefa de fixar os dentes no maxilar e na mandíbula, suporta a arcada dentária para que possamos mastigar, morder e falar. Por isso, é importante que ela receba uma atenção especial para que se mantenha saudável. As principais doenças periodontais tratadas por essa especialidade são a gengivite e a periodontite. A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Esse processo inflamatório pode, por exemplo, acarretar em retração da gengiva, mau hálito e dor. A periodontite é a evolução do quadro de gengivite. Ocorre, portanto, quando a inflamação atinge as fibras e os ossos, acarretando na perda dos dentes. Se não for tratada, pode até provocar um problema cardíaco, chamado endocardite.

O que é implantodontia?

A implantodontia é a especialidade responsável por realizar o implante ou reimplante de dentes, através do uso de diferentes técnicas. O objetivo do implantodontista é restabelecer a mastigação, assim como a parte estética do sorriso do indivíduo que perdeu um ou mais dentes. O implante dentário é realizado através da instalação de uma pequena peça de titânio onde havia um dente anteriormente. Durante o período de integração, o paciente utiliza uma coroa provisória para evitar a perda do espaço e dimensionar o dente de cerâmica que será inserido. O procedimento é buscado por pessoas que desejam recuperar os dentes perdidos e, consequentemente, ter um sorriso mais bonito e harmonioso. Também pode ser indicado para substituir dentaduras, pontes e roaches.

O que é a ortodontia?

A ortodontia é a especialidade odontológica responsável por cuidar do crescimento, desenvolvimento e alinhamento correto dos dentes. Dessa forma, ela atua no posicionamento dos dentes que são formados inadequadamente. Os principais problemas tratados são sobre mordida, mordida cruzada anterior, mordida cruzada, mordida aberta, desvio de linha mediana, diastema, apinhamento e estresse aos músculos da mastigação. O tratamento ortodôntico atua na correção desses problemas e evitando o agravamento da situação. Para corrigi-los, existem os aparelhos ortodônticos que funcionam por meio de uma pressão realizada nos dentes e nos ossos do maxilar. Existem os aparelhos fixos e os móveis. Eles servem para facilitar a movimentação dos dentes, a retração muscular e controlar o crescimento da mandíbula. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!