osteoporose

Osteoporose pode afetar a saúde bucal

Muitas pessoas acreditam que compreendem completamente o que é a osteoporose e o que devem fazer para prevenir ou curar a doença. 

Osteoporose, refere-se a uma doença caracterizada por ossos extremamente frágeis e menos densos. As principais causas do problema são envelhecimento, menopausa e falta de vitamina D e cálcio.

Quer saber mais sobre essa doença e como se prevenir? Então, continue a leitura!

O que é osteoporose?

Como mencionado, a osteoporose é uma doença que leva à perda de massa óssea e à fragilização do osso, ou seja, uma queda ou, até mesmo, leves impactos, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura.

Os ossos mais acometidos pelo processo de desmineralização costumam ser os do quadril, punho e coluna.

A osteoporose afeta a saúde bucal?

Sim. Nossos dentes e mandíbulas são ossos. A queixada sustenta e atraca nossos dentes. 

A osteoporose pode fazer com que nossos maxilares percam densidade, aumentando o risco de fratura e perda permanente de dentes. A baixa densidade óssea também pode causar problemas na adequação de uma prótese, além de dificultar certos tratamentos.

A osteoporose pode causar gengivite?

A periodontite (doença das gengivas) é uma infecção crônica que afeta as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. 

A perda de densidade óssea deixa o maxilar e as gengivas mais suscetíveis à bactéria periodontal, aumentando o risco de periodontite e, posteriormente, da queda dos dentes.

Afinal, é osteoporose ou doença gengival?

Sintomas orais de baixa densidade óssea são semelhantes aos sinais de doença gengival. Os indicadores incluem:

  • dentes soltos;
  • gengivas recuando;
  • dentaduras mal ajustadas ou soltas.

Se você tiver algum dos sintomas acima, visite seu dentista. Ele ajudará a determinar a causa e o curso do tratamento.

Como prevenir a osteoporose?

Existem várias maneiras de prevenir a osteoporose. Para começar, certifique-se de obter cálcio e vitamina D suficientes para seu corpo. O que também ajuda é diminuir a ingestão de cafeína, álcool e parar de fumar. 

Exercício de sustentação de peso — atividades físicas que forçam você a trabalhar contra a gravidade, como caminhar, correr ou a musculação — pode trazer uma série de benefícios. 

Não se esqueça de suas visitas regulares ao consultório odontológico. Os profissionais de odontologia ajudam a manter uma boa saúde bucal, prevenindo qualquer sintoma da doença.

Já tem osteoporose? Então, diga ao seu dentista!

Se você já estiver se tratando de osteoporose, informe seu dentista sobre qualquer medicamento que esteja tomando. O tipo de medicação pode influenciar as decisões do tratamento odontológico. 

Bom, agora você já sabe o que é osteoporose e que o envelhecimento é uma das principais causas!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe