O que são coroas dentárias?

As coroas dentárias são dispositivos utilizados há muito tempo, e têm sido cada vez mais procurados devido aos avanços tecnológicos, tornando-as muito mais duráveis, resistentes e naturais.

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos o post a seguir com as principais informações sobre as coroas dentárias.

O que é a coroa dentária?

A coroa dentária é a parte superior dos dentes, que dá o formato conforme a função que deve exercer. Devido a questões como cáries e traumas ela pode ser comprometida, causando perda de parte da estética e função dental, ou até mesmo a perda total do dente.

O dente é dividido em raiz e coroa. Quando falamos de um tratamento com prótese fixa que utiliza coroa dentária, significa que uma versão artificial vai substituir a natural para resolver problemas, melhorar a saúde bucal e reabilitar o sorriso.

O modo de colocação da coroa dentária varia de acordo com cada caso. Pode ser necessário o implante de um pino no local que está sem dente, para posteriormente ser colocada a coroa. Nos casos de dentes enfraquecidos, é feito o desgaste do dente para favorecer a fixação da coroa junto ao dente enfraquecido.

Quando o uso da coroa dentária é indicado?

A indicação do uso de coroas dentárias vai depender de diversos fatores relacionados especificamente ao quadro do paciente. Podem ser a quebra de um dente, falta de um dente, necessidade de melhora estética, dentre outros. Vale ressaltar a extrema importância da opinião do profissional de odontologia. 

Quais os principais tipos de coroas dentárias?

Há diversos tipos e materiais de coroas dentárias, para finalidades diferentes e causando resultados estéticos variados. Veja a seguir os principais tipos deste dispositivo odontológico:

  • Provisória

São usadas em caso de emergência em pacientes que tiveram algum tipo de trauma e precisam sair do consultório já reabilitados, mesmo que provisoriamente. A coroa dentária provisória é confeccionada em resina acrílica e pode ser feita no próprio consultório.

  • Metal:

A coroa dentária de metal é o tipo que vem sendo cada vez menos escolhido pelos pacientes. Devido a cor do metal ser muito diferente da natural dos dentes. É aconselhado em casos de espaço entre os dentes é muito pequeno.

  • Resina:

Um dos tipos mais acessíveis por conta do seu preço, porém um dos que tem menos durabilidade por conta do material de fácil desgaste. Apresenta também uma desvantagem por ser poroso e absorver substâncias com facilidade, podendo causar mau hálito.

  • Cerâmica

As coroas de cerâmica são bastante indicadas para os dentes da frente. Feitas inteiramente em porcelana, não contendo metal na infraestrutura, tornam-se ainda mais parecidas com os dentes naturais. São muito indicadas para os dentes da frente.

  • Zircônia:

No caso das coroas de zircônia não há a presença de metal na estrutura interna, o que possibilita a passagem da luz pela prótese, deixando-a da mesma cor do dente natural. Além de não causar manchas nem alergias na gengiva.

Por fim, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais pontos sobre o que são coroas dentárias. Portanto, caso tenha interesse, procure o auxílio odontológico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe