saúde bucal

Mitos e verdades sobre o açúcar e a saúde bucal

Quando o assunto é saúde bucal, existem muitas dúvidas para a população sobre a influência negativa do açúcar. Com a facilidade do acesso à informação, muitas vezes a busca pelo assunto pode trazer muitos mitos e mentiras como resposta.

Neste sentido, preparamos este post com a proposta de listar algumas das afirmações mais populares da internet e assinalar o que é verdade e o que não é. Ficou interessado? Então, não deixe de ler este texto.

1) O açúcar deve ser cortado da dieta das crianças

Pode parecer uma afirmação verdadeira, mas é um mito. A ideia de que o consumo excessivo de balas, doces e outros alimentos ricos em açúcares facilitam o desenvolvimento das cáries é correta.

Ainda, a inverdade está na necessidade de cortar radicalmente esse ingrediente do cardápio das crianças. Independente da idade, o açúcar provoca uma redução no pH da boca. Assim, o correto é equilibrar o consumo desses alimentos e manter a boa higiene bucal das crianças.

2) A formação de depósitos de açúcar pode acarretar doenças bucais

Verdade. As cáries são as consequências mais comuns da ingestão excessiva de alimentos açucarados e da falta de higiene bucal. O seu acúmulo na cavidade oral também pode causar a corrosão progressiva da dentição e, quando não tratada, evolui para um abcesso.

3) O açúcar é um perigo para os dentes em qualquer horário

Apesar de ser pautada por uma ideia verdadeira, a afirmação pode ser vista como um mito. Isso porque os efeitos nocivos desse ingrediente se tornam piores quando ingerido durante a noite. 

No período noturno, há uma considerável redução na produção de saliva pelo organismo. Assim, a cavidade oral fica mais suscetível à proliferação de bactérias, deixando a boca mais fragilizada e exposta a diversas doenças.

4) Os refrigerantes dietéticos não são prejudicam a saúde bucal

Mito. Embora a lógica por trás dos alimentos dietéticos seja a ausência de açúcar, no caso dos refrigerantes ainda existe um efeito extremamente prejudicial: a acidez. A composição dessas bebidas gaseificadas mantém a presença de ácidos que prejudicam a estrutura do esmalte dos dentes.

5) Chiclete sem açúcar auxilia no combate às cáries

Mais um mito muito divulgado na rede. Apesar dos chicletes sem açúcares não causarem cáries, eles não possuem nenhum componente que favoreça o combate dessa doença. Ademais, a mastigação de chicletes pode causar fadiga muscular e agravar alguns problemas bucais, como a DTM.

6) Quem utiliza aparelhos ortodônticos tem mais cáries

Podemos considerar uma meia verdade. O uso dos aparelhos ortodônticos dificulta a higiene bucal, pois, os alimentos tendem a grudar na sua estrutura. Assim, se o indivíduo não fizer uma escovação correta, estará mais sujeito às cáries do que outras pessoas.

Enfim, como você pode perceber, o açúcar pode ser visto como um vilão da saúde bucal. Porém, isso não significa que precisa ser eliminado da alimentação de crianças e adultos. Desde que consumido com moderação, basta manter uma boa higiene bucal para não lidar com problemas mais graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe