mau hálito

Mau hálito: 5 dicas para se livrar do problema 

Estudos recentes mostram que mais de 50 milhões de brasileiros sofrem de mau hálito. Fato extremamente constrangedor e desagradável para muita gente. No entanto, existem dicas importantes que ajudam a se livrar desta condição.

Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos as principais dicas no combate ao quadro de mau hálito. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

Mas antes, o que é mau hálito?

O mau hálito, ou halitose, como também é conhecido, é um problema que a maioria das pessoas enfrenta vez ou outra. A boca é cheia de bactérias e pode acontecer de alimentos ficarem presos entre os dentes ou ao longo da linha da gengiva. 

Esses tipos de comida criam o mau odor na boca e alguns até são absorvidos pelo seu corpo e entram na corrente sanguínea, causando o mau hálito pelos pulmões. Esta condição pode ser um sinal de doença séria, como diabetes ou falha hepática.

Quais são as causas do mau hálito?

Geralmente associa-se o mau hálito a hábitos de higiene bucal precários, como falta de escovação dos dentes e uso incorreto do fio dental. Mas existem diversos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do quadro. Veja a seguir:

  • Fumo

O tabaco é uma das mais de 4 mil substâncias presentes no cigarro. Seu cheiro característico é muito forte e difícil de ser eliminado, tanto das roupas, cabelo e ambiente, quanto do hálito.

  • Ingestão excessiva de álcool

O álcool também tem relação com a saúde bucal, principalmente se consumido em excesso. A ingestão faz diminuir a salivação, deixando a boca seca que, como já sabemos, é uma das causas desse problema.

  • Doenças gástricas

Doenças gástricas, como o refluxo, por exemplo, podem causar mau hálito devido aos ácidos estomacais. Quando em contato com as bactérias da boca e com os alimentos, acabam resultando em um mau cheiro.

5 dicas para se livrar do mau hálito

O mau hálito pode ser um problema embaraçoso para algumas pessoas e pode até mesmo causar constrangimento em ambientes sociais. No entanto, existem diversas formas de se livrar do mau hálito. Veja a seguir as principais:

1- Procure um dentista

O ideal para uma análise profunda do quadro é consultar-se com um dentista, para eliminar a possibilidade de a causa estar associada a falhas na higiene da boca ou qualquer outro problema bucal e iniciar o tratamento correto.

2- Use fio dental

Esse é um cuidado esquecido por muitas pessoas na correria do dia a dia. Por essa razão, deixamos um tópico especial para ele. O fio dental é indispensável para uma boa higiene bucal, visto que a escova não consegue atingir os pequenos espaços entre os dentes.

3- Beba bastante água 

Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o mau hálito. Como já pontuamos, a falta de saliva contribui para o mau cheiro, por isso, beba bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável.

4- Escove a língua

Nesse caso a vilã é aquela massa branca presente na superfície da língua, conhecida como saburra lingual. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, a saburra é a principal fonte do mau cheiro.

5- Tenha uma alimentação adequada

Tudo o que você consome é absorvido pela corrente sanguínea, e ingredientes fortes como cebola, alho e condimentos podem deixar o mau hálito. A falta de carboidratos no organismo também faz com que haja uma quebra de ácidos graxos, provocando odor na boca.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe