A prótese dentária é utilizada na Odontologia de forma segura e eficaz para melhorar a estética, a mastigação e a fala. Após a instalação da prótese dentária, caso não haja uma manutenção periódica feita por um profissional qualificado, tanto a prótese dentária, como também a saúde geral do paciente podem sofrer sérios danos.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post. A seguir apresentaremos as principais orientações e cuidados para se ter após a instalação de prótese dentária.
O que é uma prótese dentária?
A prótese dentária é um dispositivo utilizado para substituir o(s) dente(s) perdido(s). Elas podem ser removíveis (encaixadas à boca), ou fixas (implantadas). A escolha depende do tipo de tratamento mais indicado para o caso.
Elas podem ser confeccionadas com base em diversos tipos de materiais, como resina, porcelana e zircônia. Apesar de demandarem algum tempo para aplicação e adaptação, a aparência das próteses de hoje é muito semelhante à estética dos dentes naturais.
Por isso, o seu uso passa a ser imperceptível para a maioria das pessoas, proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos usuários.
Quais são os principais cuidados após colocar a prótese?
Após a implantação da prótese é normal que você sinta um certo desconforto por algum tempo. No entanto, logo acontece a adaptação e o corpo se ajusta ao novo padrão mastigatório. Com isso, a sensação ruim desaparece.
Em alguns casos, pode ser necessário dar início a um tratamento com um fonoaudiólogo, principalmente se o paciente tiver se acostumado a passar muitos anos sem os dentes.
O dentista aconselhará cada paciente de forma individual sobre o procedimento adequado e cuidados posteriores à implantação da prótese escolhida, de acordo com cada trabalho realizado.
Por fim, a integridade geral e durabilidade da prótese dentária implantada (seja qual for o seu tipo) também se resumirá à higiene bucal diária feita pelo paciente. Além de uma boa limpeza, também será necessário adotar alguns cuidados extras para garantir a qualidade contínua da prótese.
Por que o tratamento com prótese dentária requer limpeza e manutenção?
Engana-se quem pensa que a prótese dentária não requer uma rotina de cuidados, como a limpeza diária e uma recorrente manutenção do dispositivo no consultório odontológico.
Além disso, o paciente deve procurar o cirurgião-dentista a cada 6 meses, para verificar a saúde bucal, já que muitas próteses são fixadas na dentição e devem ser analisadas clinicamente para não comprometer o avanço do tratamento.
Que problemas podem ser evitados com manutenção da prótese?
Os possíveis problemas que podem ocorrer, caso a pessoa acompanhada por um profissional não faça a devida manutenção da peça, são descontrole da placa bacteriana, desenvolvimento de cáries, possível perda do implante, doenças periodontais como gengivite e periodontite,
Como é realizada a manutenção da prótese dentária?
Para fazer a manutenção adequada da prótese dentária, siga as seguintes recomendações:
- escovação com movimentos suaves, para não comprometer o funcionamento das peças e não machucar a gengiva;
- escovar bem a região da gengiva e da língua;
- não esquecer de usar o fio dental;
- finalizar a higienização com um enxaguante bucal recomendado pelo dentista.
Por fim, é importante ser avaliado periodicamente pelo dentista, para conferir se a manutenção do tratamento está sendo devidamente realizada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!