Manchas nos dentes: 4 mudanças de hábitos para evitá-las

Um sorriso manchado acaba tendo impacto negativo na aparência, não é mesmo? Algumas manchas nos dentes são inevitáveis por conta do avanço da idade e até por questões genéticas. Porém, com alguns cuidados, é possível prevenir que outros fatores causem mais marcas no esmalte dentário.

Quer saber mais sobre esses cuidados? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, listamos os principais hábitos associados a esse desconforto.

Qual a causa de manchas nos dentes?

Embora seja verdade que maus hábitos de higiene podem resultar em manchas, a culpa pode não ser da rotina de cuidados bucais. Mesmo alguém que escova os dentes e usa fio dental regularmente pode notar manchas escuras, dependendo do seu estilo de vida e alimentação.

As manchas nos dentes são problemas que comprometem não só a estética, como também nossa saúde bucal. Isso porque, por mais que as alterações nas tonalidades pareçam inofensivas em um primeiro momento, podem esconder cáries e outras questões que devem ser avaliadas por um dentista.

Sendo assim, o melhor caminho é reavaliar seus hábitos para identificar o que atua como potencializador do surgimento de manchas no dia a dia. Como consequência, você consegue encontrar os tratamentos certos, quando necessário, e evitar ações que comprometem a higiene.

Mudanças de hábitos para evitar o surgimento de manchas nos dentes

1. Largar o cigarro

O tabagismo é uma das principais causas de manchas nos dentes por fatores externos. A nicotina, e as mais de 400 substâncias presentes no cigarro, agridem o esmalte e se acumulam na superfície do dente, causando manchas amarelas e escurecidas.

2. Higienização bucal correta

A má higienização causa acúmulo de placas na superfície dentária, trazendo manchas e escurecimento do esmalte. Portanto, além de evitar doenças, a escovação correta ainda deixa o sorriso mais branco e bonito.

3. Reduzir o consumo de alimentos pigmentados

Alguns alimentos deixam o sorriso manchado. É o caso do café, chá, vinho, chocolate, beterraba e açaí, cujos pigmentos podem aderir ao esmalte dentário, sendo difícil retirar com a escovação. Por isso, modere o seu consumo e lembre-se de escovar os dentes após comer esses alimentos.

4. Use o fio dental

Uma situação bastante comum é ver o contorno dos dentes mais escuros e isso acontece porque as pessoas não utilizam o fio dental, ou seja, não retiram a placa entre os dentes e próximo à gengiva. Desse modo, o uso de fio ou fita dental é obrigatório para deixar o sorriso mais bonito e evitar outros problemas de saúde bucal, como a gengivite.

Como tratar as manchas nos dentes?

Qualquer mancha nos dentes deve ser avaliada pelo dentista, para que ele identifique as causas e indique a melhor abordagem.

A boa notícia é que para a maioria das manchas há tratamento. Em alguns casos, o dente volta a ter sua cor natural. Em outros, só será possível amenizar a tonalidade da mancha e melhorar a estética do sorriso. Entre as técnicas mais comuns para tratar as manchas estão:

• clareamentos: podem ser feitos usando a técnica caseira ou profissional (com uso de laser e produtos químicos) de acordo com avaliação do dentista;
  • microabrasão: o dentista desgasta superficialmente o dente para remover a mancha;
  • cobertura do dente com laminados de porcelana ou resina composta.

Então, com algumas mudanças de hábitos, dá para evitar a aparição de manchas nos dentes. Caso a tonalidade do seu sorriso esteja interferindo negativamente na estética, não hesite em procurar um dentista para receber a devida orientação e medida terapêutica.