limpeza do implante dentário

Saiba Como Realizar A Limpeza Do Implante Dentário

O implante dentário é uma das melhores alternativas para suprir a perda de um ou mais dentes. No entanto, exige os mesmos cuidados de um dente natural, sendo necessário realizar a sua limpeza diariamente.

Neste sentido, sempre há muitas dúvidas sobre como fazer essa higienização, por onde começar ou se só a escovação é suficiente. Se você também tem interesse em saber mais, continue a leitura do texto. 

Por que fazer a limpeza do implante dentário?

A limpeza do implante dentário é essencial para a durabilidade do procedimento. Mesmo sendo uma prótese, ela precisa ser higienizada adequadamente. Porém, o processo é um pouco diferente do adotado para os dentes naturais. 

Os implantes também acumulam resíduos, restos de comida e, consequentemente, tornam-se um ambiente favorável para a proliferação de bactérias. Com isso, assim como acontece com os dentes naturais, diversos problemas podem se manifestar.

Um deles é a perda de durabilidade da prótese por causa do acúmulo de sujeira. Quando isso acontece, o implante fica sujo e nem a escovação é capaz de remover as bactérias que se multiplicam por ali, de modo que entram em contato com a dentição natural.

Outro possível problema é o mau hálito. Como os restos de alimentos permanecem ao redor do implante, eles passam a exalar um odor ruim. Por isso, a higienização correta e diária da prótese é tão importante.

Como deve ser feita a limpeza do implante dentário?

Como as próteses variam de tipo e forma, a limpeza também irá variar. Cada modelo exige um cuidado diferente e, por isso, você precisa primeiro saber qual o seu para então descobrir a melhor maneira de limpá-lo. A seguir, conheça as melhores práticas para cada tipo de implante.

Prótese protocolo

A prótese protocolo substitui todos dentes e é semelhante a uma dentadura, mas que fica presa no implante. Para fazer a limpeza é necessário usar escova com cerdas macias para não gerar atrito no material.

Além disso, utiliza-se a escovinha interdental para limpar os cantos. Os hidropropulsores também são recomendados, pois a pressão dos jatos ajuda a limpar as regiões em que a escova não alcança. 

Já o fio dental mais indicado é o que tem uma das pontas rígidas e no meio ele parece uma esponja. Por ser mais largo e fofo ele aumenta a área de contato e contribui para uma melhor higienização.

Overdenture

Outro tipo de prótese que também substitui todos os dentes, mas, nesse caso, pode ser facilmente retirada por quem a utiliza. Assim, é só desencaixar e fazer a limpeza adequada, pegando-a na mão para escovar e limpar todas as áreas.

Prótese unitária

No caso da prótese unitária, basta escovar os dentes com uma escova macia e um creme dental não abrasivo, de preferência com uma fórmula neutra que contenha flúor. O fio dental continua a ser usado e opte pelo mesmo modelo mencionado anteriormente.

Implante 2×3

Essa é a prótese que fica sobre dois implantes, substituindo três dentes perdidos em sequência. A limpeza pode ser iniciada pela escovação simples e depois usar os hidropropulsores para retirar os resíduos que se acumulam embaixo do dente do meio.

Então, se você desejava saber mais sobre a limpeza do implante dentário, com a leitura deste texto já tem as informações que precisa. Portanto, siga nossas dicas e mantenha a sua prótese sempre limpa.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe