lentes de contato dentárias

Mitos e verdades sobre as lentes de contato dentárias

O termo lentes de contato dentárias antes e depois está em alta nos últimos anos. Para se ter ideia disso basta conferir  no ranking dos buscadores da Internet. De fato, esse recurso gera grande interesse, ainda mais porque resolve tanto problemas estéticos como funcionais.

Mas antes de investir nelas é interessante saber como funciona. Além de conferir um tira-teima especial sobre as principais dúvidas acerca desse assunto.

Assim, se você avalia essa opção, não deixe de ler este artigo. Saiba se esse tratamento é o mais adequado para o seu caso. 

O que são lentes de contato dentárias, afinal?

Como o nome indica, é um revestimento fino de resina ou porcelana usado para disfarçar pequenas imperfeições. Dentre elas estão:

  • manchas ;
  • irregularidades na dentição;
  • distância leve entre os dentes.

A ideia é que essa cobertura dê um aspecto natural à dentição. Sendo bastante útil e prático. Ainda mais para pessoas que não têm muita paciência para intervenções mais prolongadas. Ou mesmo não se adaptam ao aparelho ortodôntico. 

Mesmo assim, a manutenção regular é indispensável. Além, é claro, de certos cuidados para garantir a duração do acessório. Dito isso, confira a seguir outros aspectos para considerar.

1.0 Qualquer pessoa pode usar lentes de contato dentárias

Essa é uma meia-verdade. Em tese, todos tendem a ter ótimos resultados com essa aplicação. Porém, na prática não é bem assim. Na verdade, depende muito do paciente que:

  • deve evitar o consumo de alimentos duros;
  • não se deve forçar os dentes.O que ocorre em pessoas com bruxismo severo;
  • não é indicado para aqueles com perdas irreversíveis de dentes;
  • nem sempre têm o resultado esperado em cáries e fluorose. Bem como manchas adquiridas em razão do uso prolongado de antibióticos.

2.0 100 % harmônico e imperceptível 

Mito. Por ser uma aplicação mais delicada exige destreza do profissional. Mais ainda para garantir um encaixe perfeito. Além disso, é necessário bom senso. Afinal, mesmo que o paciente queira dentes 100% brancos nem sempre fica natural.

Por isso, cabe ao dentista chegar a um meio termo no que se refere à tonalidade. Somente dessa forma é possível ter harmonia facial.

Ainda mais porque ninguém merece ser apontado como cosplay do Máskara, após o procedimento, não é mesmo? A não ser que isso seja algo intencional. 

Assim, antes de mais nada procure ter referências e garantias nesse tratamento. Pesquise bem, e se for o caso, confie na expertise do profissional.

3.0 Durabilidade alta

Verdade. Essa é, sem dúvida, a principal vantagem das lentes. Se todas recomendações forem seguidas, essa cobertura pode permanecer em bom estado, em média, por até 10 anos sem troca. Isso, é claro, depende de cada material aplicado.

Aliás, há dois tipos de revestimentos: à base de resina e aquele de cerâmica (ou porcelana). Em geral, a porcelana, tende a sofrer menos danos ao longo do tempo

Assim como mantém  o aspecto natural e brilhante, já que é mais fácil de limpar. Sem contar que ainda previne a formação das temidas placas bacterianas.

Porém, o custo dela é maior nesse caso, se comparadas à resina.

4.0 Procedimento irreversível

Verdade. Em alguns casos recomenda-se uma intervenção anterior para nivelar a região. Porém, isso é feito com todo cuidado e o mínimo impacto possível. Por conta disso, quem passa por essa fase do tratamento deve concluí-lo. Caso contrário os dentes ficarão expostos e fragilizados.

Também, por isso, esse recurso só é indicado para pessoas com boa saúde bucal. Quem tem qualquer problema que impeça essa opção deve ser tratado antes do procedimento.

5.0 Todas opções são caras

Mito. Muitas pessoas ainda acreditam que as lentes de contato dentárias são um luxo restrito aos famosos. Principalmente, por conta do preço ao adquiri-las. Porém, hoje há opções mais acessíveis. 

Fora isso, é interessante ter um planejamento nesse sentido. Isso porque é essencial seguir com iniciativas de conservação  recomendadas pelo profissional. 

Por outro lado, o custo benefício nesse caso é significativo. Sobretudo por ser uma intervenção pouco invasiva e de longa validade. Pense bem nisso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe