faceta de porcelana

Laminados de porcelana: mágica para um sorriso perfeito

laminados de porcelanaMuitas pessoas desejam ter um sorriso perfeito. Esse desejo se justifica por uma questão estética, uma vez que o sorriso  tem grande impacto sobre a autoestima de qualquer pessoa, mas também possui uma dimensão funcional, pois é na  boca que o processo de digestão tem início. Entre as diversas opções estéticas disponíveis, uma que ganha cada vez mais popularidade são as facetas ou laminados de porcelana.

Trata-se de um procedimento estético cujos principais objetivos são corrigir pequenas falhas e defeitos, como dentes  quebrados ou espaçados entre si, e uniformizar a cor dos dentes, resultando em um sorriso mais branco e harmonioso.

No entanto, esse assunto gera inúmeras dúvidas nas pessoas. Como o procedimento funciona? É possível ser revertido? O resultado não  ficará artificial? São essas e outras dúvidas que este artigo, a princípio, pretende responder.

O que são os laminados de porcelana?

Fazendo uma analogia simples, os laminados de porcelana podem ser comparados com o folheamento de uma semi-joia, uma vez que  constituem uma espécie de concha que reveste os dentes, encaixando-se perfeitamente sobre eles.

Para que o resultado não fique muito artificial, é importante contar com um dentista qualificado e com ampla experiência na realização  desse procedimento, evitando, portanto,  problemas futuros e frustração de expectativas.

Qual a diferença entre laminados de porcelana e lentes de contato?

Essa é uma dúvida bastante comum, uma vez que de fato ambos os procedimentos são bastante similares. De maneira geral, a lente de  contato é mais fina, geralmente não exigindo qualquer desgaste da superfície dentária. Estão restritas a fechamento de espaços, pequenas  correções em dentes mal posicionados ou readequação de mínimos detalhes relacionados a contorno e comprimento.

Por outro lado, os laminados de porcelana, menos conservadores, estão indicados para correções marcantes e intensas. Com a remoção de  estrutura dentária por broca, uma redefinição mais profunda da forma e cor do sorriso se torna possível.

Não há diferenças significativas nos preços entre elas porque o custo de laboratório e tempo clínico se assemelham. Torna-se vital,  entretanto, saber diagnosticar corretamente o caso, a fim de que se atinja a excelência.

Quais são as contraindicações ?

 Embora se trate de um procedimento bastante seguro, os laminados de porcelana não são indicados para pacientes que:

  • têm grandes restaurações nos dentes a serem desgastados;
  • apresentam severo apinhamento dentário. O uso de aparelho ortodôntico prévio é recomendado nestes casos;
  • possuem altos índices de placa bacteriana e cáries;
  • manifestam dentes desgastados devido ao bruxismo.

Como cuidar ?

Antes de qualquer coisa, é necessário lembrar que os laminados de porcelana são ligados aos dentes. Assim, a preocupação com a higiene e a adoção de hábitos para evitar o desgaste continuam válidos. Sendo assim, escovação após cada refeição e evitar roer unhas, tampas de caneta e outros materiais duros é essencial.

É possível saber como ficará o resultado final?

Sim. Hoje em dia existem diversos recursos para que o paciente tenha uma ideia do resultado final antes de se realizar o tratamento. Nesse sentido, é possível utilizar fotografias digitalmente manipuladas ou desenhar os laminados sobre modelos de gesso do paciente previamente  confeccionados. Conseguimos, assim, garantir que suas expectativas sejam atingidas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder  aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

 

 

 

 

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe