Inflamação gengival

6 Sinais Que Podem Indicar Uma Inflamação Gengival

A famosa e temida gengivite é uma inflamação gengival que precisa ser levada a sério, pois pode trazer importantes complicações para a saúde. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais para buscar tratamento o quanto antes.

Você sabe identificar os primeiros sintomas de uma gengivite? Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura deste artigo. Nele, você encontrará tudo sobre os sinais causados por essa inflamação.

1. Alterações na coloração da gengiva

Um dos principais sinais de uma inflamação gengival é a mudança na coloração das gengivas. Quando está saudável, esse tecido apresenta uma cor rosada e uniforme. Por outro lado, em um quadro inflamatório, ele torna-se avermelhado ou arroxeado.

Esse é um sinal inconfundível de uma doença periodontal provocada pela atividade das bactérias presentes no biofilme oral. Porém, existem situações em que as gengivas ganham uma coloração diferente em decorrência de doenças autoimunes.

2. Retração gengival

A retração ou recessão gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente se retrai em direção à extremidade da raiz, causando a exposição do dente, deixando-o desprotegido.

Com isso, os dentes ficam sensíveis à temperatura, o que explica a sensação de choque que ocorre quando se ingere alimentos ou bebidas quentes ou frios. A retração pode ser um dos primeiros sinais de inflamação gengival.

3. Sangramento

A presença de sangue na gengiva é sinal de que há algo errado com a sua saúde bucal. Quando há um quadro de gengivite instalado, o sangramento ocorre durante a escovação dos dentes ou no uso do fio dental.

Porém, se a inflamação gengival evoluir para uma periodontite, o sangramento irá ocorrer espontaneamente, sem depender da escovação ou do fio. Caso as bactérias presentes na boca acessem a corrente sanguínea, outras doenças podem surgir.

4. Surgimento de aftas

A presença de aftas na gengiva é um problema bucal muito comum e que pode indicar um trauma, uma alergia ou até uma infecção na raiz do dente. Quando causa ardência, dor ou limitações funcionais, é importante consultar um médico para identificar a origem.

5. Mau hálito

Mau hálito sempre é sinal de que há um problema com a saúde bucal. Existem diversos fatores que podem provocar esse sintoma, desde doenças graves até o simples fato de não escovar os dentes.

A gengivite é uma condição causada pelo acúmulo de placas bacterianas nas superfícies dos dentes em decorrência da má higiene bucal. Esse excesso de resíduos leva a saburra lingual e cáseos amigdalianos, causando a gengivite e o mau hálito.

6. Dentes moles

A presença de dentes moles em crianças é comum e não representa um problema. No entanto, quando acomete os adultos, pode ter relação com diversas doenças da gengiva, inclusive a doença periodontal.

Ainda, a doença periodontal é a causa mais comum de dentes moles em adultos, pois afeta não só o tecido, mas também os ossos que dão suporte aos dentes. Quando a placa bacteriana não é removida, o indivíduo pode sofrer perda óssea, culminando na queda do dente.

Enfim, esses são os sinais que comumente indicam um quadro de inflamação gengival. Portanto, se você perceber esses sintomas, procure um dentista imediatamente, pois o não tratamento pode ocasionar consequências graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe