implantes dentários

Implantes dentários: tipos e diferenças

A perda de um ou mais dentes pode causar um grande impacto na autoestima de qualquer pessoa, além de comprometer a saúde bucal. Nesse contexto, para evitar que esses problemas aconteçam os implantes dentários são as melhores alternativas.

Com o avanço tecnológico voltado para a saúde e odontologia, os procedimentos se tornaram mais eficazes e precisos, promovendo resultados surpreendentes. Exemplo disso, são as diferentes técnicas empregadas para restaurar a saúde bucal.

Se você deseja entender melhor como funciona os implantes dentários e permanecer bem informado para cuidar da sua saúde e autoconfiança, está no lugar certo! Confira neste post quais os tipos e diferenças de implantes dentários!

O que é o implante dentário?

O implante dentário é um procedimento cirúrgico, ou seja, deve ser realizado por um cirurgião implantodontista. Consiste em uma solução para substituir um ou mais dentes perdidos por doenças, cáries, traumas ou outros problemas.

É uma técnica que existe em diferentes tipos, realizada por meio da fixação de um pino metálico no osso mandibular ou maxilar. Assim, o pino funciona como uma base para as próteses fixas.

O implante dentário não é apenas um procedimento para contribuir para a estética, mas também auxilia na saúde bucal e atividades funcionais, como mastigação e fala. Além disso, é imprescindível para restaurar a qualidade de vida e o bem-estar.

Quais os principais tipos?

Existem diversos tipos de implantes dentários disponíveis e o cirurgião dentista avaliar qual o melhor procedimento, considerando as características e situação do paciente. Em todos os casos, os resultados são excelentes.

Para entender melhor, veja os principais tipos de implantes dentários!

Implante unitário

Esse procedimento é indicado para pessoas que perderam um único dente ou mais dentes não sequenciais. Nesse caso, é colocado o pino de titânio e após aproximadamente 90 dias, é fixada prótese do novo dente.

Implante duplo

O implante duplo acontece quando o paciente perde dentes consecutivos, ou seja, dois ou três dentes interligados. É avaliada as condições do osso para suportar a prótese e a diferença desse tipo de implante é que a prótese fica no espaço vazio apoiada na gengiva.

Implante com prótese overdenture

O implante no modelo overdenture funciona como uma dentadura fixa, no entanto, pode ser removida para facilitar a higienização. Utiliza até 6 implantes que são encaixados na prótese total, que permanece fixa e estável sobre a gengiva.

Implante zigomático

O implante zigomático é uma tecnologia desenvolvida para pacientes que apresentam atrofia maxilar severa, substituindo o enxerto ósseo. Nesse procedimento, o pino é fixado no osso zigomático, também chamado de maçã do rosto e eliminam o uso das próteses totais removíveis.

Implante com prótese protocolo      

O implante de prótese protocolo é indicado geralmente para pacientes que tem grande parte dos dentes comprometidos, mas os ossos permanecem saudáveis. No procedimento, é realizado até 8 implantes para fixar a prótese fixa, proporcionando segurança e naturalidade ao paciente.

A saúde é um conceito abrangente que compreende fatores sociais, físicos e psicológicos. Nesse sentido, a saúde bucal tem grande importância, pois influencia diversos aspectos funcionais e estéticos.

Como você percebeu, os implantes dentários são ótimas alternativas para solucionar a perda de dentes.  No entanto, o acompanhamento de um dentista qualificado é fundamental, até mesmo para cuidar da saúde bucal da melhor forma e preservar a sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe