implantes dentários

implantes dentários: saiba os principais mitos

Os implantes dentários são procedimentos importantes para restaurar as funções da mastigação, estética e a saúde bucal de uma forma geral. No entanto, pela falta de conhecimento sobre o tema, é um assunto repleto de mitos, que causam dúvidas em muitas pessoas.

Nesse sentido, quem perdeu um ou mais dentes sempre procura entender como o procedimento funciona, principalmente se é um tratamento que oferece riscos. Por isso, é essencial ter fontes confiáveis e saber o que é verdade e o que é mito.

Se esse é o seu caso e deseja entender mais sobre o assunto para esclarecer suas dúvidas, está no lugar certo! Confira neste post o que são os implantes dentários e os principais mitos sobre esse procedimento. Continue a leitura e saiba de tudo!

Afinal, o que são os implantes dentários?

Antes de saber os mitos, é essencial compreender o que são os implantes dentários. Trata-se de diferentes tipos de procedimentos que utilizam próteses para substituir um ou mais dentes, restaurando as mesmas funções e estéticas para proporcionar benefícios importantes, como:

  • melhorar a mastigação e a fala;
  • melhora a autoestima;
  • evita doenças periodontais e perda óssea.

Quais os principais mitos sobre o implante dentário?

Embora seja um conceito simples, existem diversos mitos sobre aos implantes dentários, que muitas vezes, acabam impedindo que a pessoa procure um dentista especialista e realize uma avaliação para solucionar o problema, restaurando a saúde bucal.

Veja os principais mitos sobre os implantes dentários

O organismo pode rejeitar o dente implantado

Um dos principais mitos é que o organismo pode rejeitar o implante dentário e causar complicações após o procedimento. O material utilizado é o titânio, um material compatível com o organismo e não causa rejeições, por isso, se ocorrer inflamação é por outra origem.

O implante dentário é um procedimento extremamente dolorido

Com o avanço da tecnologia voltada para a medicina, os equipamentos e procedimentos evoluíram bastante, proporcionando comodidade e conforto ao paciente. Por isso, além de ter maior precisão nas cirurgias, existem anestésicos com efeitos prolongados e reduzem os desconfortos pós-cirúrgicos.

Existe diferença estética entre dentes naturais e implantados

Outro mito muito comum é que os dentes implantados têm diferenças significativas entre os dentes naturais e os implantados. No entanto, é possível ter dentes implantados com as mesmas características dos naturais, inclusive funcionalmente.

O implante dentário é demorado e caro

O procedimento para implante dentário não é demorado, sendo que existem técnicas que permitem que os dentistas concluem a cirurgia em até 1 hora, dependendo da quantidade de dentes. Além disso, não é uma cirurgia com preços elevados, pois é possível encontrar condições atrativas.

O implante dentário é realizado por qualquer dentista

O implante dentário é uma cirurgia, por isso, deve ser realizada por um dentista especialista, com formação específica em implantodontia. Por esse motivo, é essencial procurar um profissional especializado e de confiança para conduzir o procedimento com excelência e restaurar o bem-estar e a saúde bucal.

Como você percebeu, apesar dos mitos que envolvem os implantes dentários, os procedimentos são importantes, seguros e eficientes para a qualidade de vida. Portanto, não deixe de procurar um especialista para cuidar da sua saúde bucal e garantir que tenha um sorriso completo e bonito.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe