Implantes dentários

Implantes dentários: 6 mitos sobre o tema

Estudos recentes mostram que mais de 750 mil implantes dentários ocorrem por ano no Brasil. Mesmo sendo um assunto cada vez mais comum, ainda existem muitas dúvidas que o rodeiam.

Por isso, preparei o post a seguir com os principais mitos e verdades sobre os tão procurados implantes dentários. Não deixe de continuar a leitura!

O que são implantes dentários?

Em primeiro lugar, os implantes dentários são dispositivos feitos em variados tipos de material que geralmente tem a função de substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, possibilitando melhor função mastigatória, além de resultados estéticos. 

Geralmente, são posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Assim, uma vez colocados, permitem ao dentista a base necessária para montar a estrutura substituta sobre eles.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. 

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Nesse sentido, é fundamental ressaltar a necessidade de uma higiene bucal adequada, juntamente com visitas periódicas ao dentista.

Os implantes dentários são feitos em diversos tipos de espessura e tamanhos, conforme a necessidade de cada paciente. Portanto, é considerado um procedimento bastante eficiente e flexível e de recuperação tranquila.

Por que colocar implante dentário?

Em suma, as pessoas procuram o procedimento de implante dentário visando a melhora da saúde, autoestima e a estética. Dessa forma, a falta de dentes pode comprometer a mastigação, a comunicação, movimentar os outros dentes, impactando na abertura e no fechamento da boca, causando diversos danos à saúde do paciente.

6 mitos sobre implantes dentários

Conforme dito anteriormente, sabemos que existem diversas dúvidas sobre o procedimento de implante dentário, embora seja um assunto cada vez mais comum. Veja a seguir mitos e verdades sobre este procedimento:

1- Fumar não atrapalha o tratamento.

MITO – Fumar aumenta o risco de infecção após a cirurgia, causando uma cicatrização mais lenta. Pesquisas mostram que o índice de insucesso de implantes em pacientes fumantes aumenta cerca de 20% em comparação a pacientes não fumantes.

2- Não é possível fazer implante de todos os dentes.

MITO – Agora também é possível a colocação de todos os dentes utilizando apenas quatro implantes. Existem também próteses fixas, em que são suficientes apenas dois implantes para fixação de três dentes, um ao lado do outro. 

3- Nunca mais me alimentarei normalmente.

MITO – Na verdade, você poderá até mesmo voltar a comer alimentos que não estava conseguindo antes. Esse é um dos principais objetivos do procedimento, devolver a função mastigatória. É claro que logo após a cirurgia, algumas restrições alimentares serão necessárias para garantir uma boa cicatrização, mas elas serão temporárias. 

4- Implantes só são indicados para idosos.
MITO – O implante é uma excelente opção para pessoas de qualquer faixa etária, que sofreram a perda de um ou mais dentes. Em relação à idade, a única contra indicação são as crianças e adolescentes ainda em fase de crescimentos.

5- O implante não pode ser realizado no mesmo dia da perda dentária.

MITO –  O procedimento mais correto a se fazer no dia da perda do dente é iniciar o tratamento imediatamente. Podem ocorrer transtornos com o passar do tempo, devido à ocorrência de processos fisiológicos.

6- Vai perder o aspecto natural.

MITO – Um implante bem feito, quando realizado por profissionais capacitados e que utilizem materiais de qualidade, apresenta excelentes resultados estéticos e funcionais, semelhantes aos dentes naturais do paciente, assim atendendo todas as expectativas do paciente.

Implantes com excelência

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe