implante dentário

Implante dentário e higiene bucal:como proceder?

A higiene bucal e implante dentário é uma questão que, de fato, traz muitas dúvidas para os pacientes. Ainda mais porque como todos sabem o pós-operatório impõe uma série de limitações nessa fase.

Não por acaso a assepsia está diretamente relacionada à cicatrização completa. E, claro, determina o êxito no tratamento. 

Assim, se você passou por essa intervenção recente e está inseguro sobre como proceder, leia este artigo. Saiba como agir após a cirurgia.

Higiene bucal e implante dentário: assepsia

O primeiro cuidado, nesse caso, é se ater às informações dadas pelo especialista. Geralmente, a maioria deles recomenda hidratação reforçada nas horas seguintes ao procedimento. 

Importante observar isso e, se valer de uma gaze embebida em água, para limpar a área, após as refeições. Atenção aos movimentos que devem ser suaves e precisos. 

Além disso, o paciente também pode bochechar, apenas água durante a higienização. Mesmo assim, a regra prevalece: portanto, nada de exagero.

Implante dentário e higiene bucal: alimentação restrita

Naturalmente, nessas condições é melhor evitar alimentos duros e fibrosos nas 72 horas seguintes à cirurgia. Sobretudo, porque podem comprometer a osseointegração além de dificultar a limpeza na região.

Sem bebida alcoólica 

A mesma contraindicação vale para refrigerantes e bebidas alcoólicas. A precaução se justifica porque em ambos casos a acidez elevada costuma retardar a cicatrização local

Fora que a combinação ainda favorece reações químicas com potencial para causar mau hálito. Por isso, é melhor evitá-las.

Nada de cigarro

Desnecessário dizer que a higiene bucal e implante dentário são seriamente prejudicados pelo uso do tabaco nesse período. Principalmente, porque muitas vezes a área se encontra sob efeito anestésico, sendo um risco a mais de queimadura para o paciente.

Além disso, o cigarro por si só está cheio de toxinas perigosas para a saúde. Com efeito, a maioria delas tem efeito adverso e compromete a recuperação plena do paciente.

Monitoramento indispensável 

Pacientes diabéticos têm  mais um motivo para redobrar o cuidado nessa fase. Nesse caso, eles devem monitorar a glicose com mais frequência

Se possível, também peça alguém para checar se os pontos estão com bom aspecto. Bem como retorne ao dentista no prazo previsto, isso é essencial.

Por último, controle as emoções fortes e siga em repouso. Essas medidas ajudam na recuperação mais rápida, sobretudo em circunstâncias tão delicadas.

Solução para dor 

Ainda assim o paciente pode sentir certo desconforto após a cirurgia. Em muitos casos há inchaço e sensação de repuxamento e até leve ardor nas horas seguintes ao procedimento.

Porém, o uso de compressas de gelo e administração do anti-inflamatório recomendado pelo especialista são eficazes nessa ocasião.

Nessas horas muitos pacientes apelam para soluções caseiras tais como:

  • salmoura para desinflamar;
  • aplicação de creme dental;
  • bicarbonato de sódio;
  • ervas sem eficácia científica comprovada;
  • e até açúcar para agilizar a cicatrização.

Naturalmente, eu, como profissional da saúde, me oponho a essas práticas duvidosas. Mesmo porque quando não comprometem a assepsia podem resultar em um quadro infeccioso grave.Logo, não faça isso em casa.

Implante dentário e higiene bucal: alerta infecção

Esse quadro, aliás, se evidencia quando há  formação de abscesso com aspecto duro, sobretudo com pus e hemorragia. Trata-se de eventos atípicos que requerem observação. Principalmente, se houver febre esses sintomas podem ser sinal de um quadro infeccioso. 

Nessas condições em que a, higiene bucal e implante dentário, falham o melhor a se fazer é procurar auxílio o quanto antes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe