A cirurgia de implante dentário dói?

Talvez você esteja pensando em colocar um implante dentário, e, assim, vários questionamentos surgem à mente. Qual prótese usar? Qual o tempo de recuperação? E a principal pergunta para muitos: a cirurgia de implante dentário dói?

Pensando em todos os “porquês” que surgem no consultório, elaboramos este artigo para responder algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto. Acompanhe a leitura e perca o medo do dentista de uma vez por todas.

Vou sentir dor?

Assim como em qualquer cirurgia, pode haver algum desconforto. A anestesia local e a sedação oral são usados para eliminar qualquer desconforto no momento do procedimento. Ainda assim, a maioria dos pacientes relata que se sentem muito mais confortáveis do que esperavam. Por isso, é interessante procurar o seu médico, que poderá prescrever medicamentos para aliviar qualquer desconforto que possa ocorrer na colocação do implante.

Como é feita a cirurgia?

Os implantes dentários são como raízes dentárias artificiais, que se assemelham a parafusos. Quando são colocados no maxilar, eles se ligam ao osso, formando uma base firme para suportar um ou mais dentes artificiais, chamados de coroas.

Um conector é colocado em cima do implante dentário para segurar e apoiar essas coroas, feitas sob medida para combinar com seus dentes naturais e encaixar perfeitamente na sua boca.

Quanto tempo dura a cirurgia de implante dentário?

Existem vários fatores que determinam o tempo necessário para um procedimento de implante dentário. Entre eles, devem ser considerados:

  • a saúde bucal do paciente;
  • o número de dentes que serão implantados;
  • quais dentes são substituídos;
  • se haverá extração de dente no dia da fixação do implante.

Esses fatores também determinam o número total de visitas ao dentista durante o período do tratamento. Por exemplo, uma cirurgia de implante de dente único pode levar de uma a duas horas do início ao fim, incluindo o tempo para anestesia.

É necessária alguma preparação?

O cirurgião deve fornecer orientações específicas para o dia da cirurgia, entre elas, normalmente está a higienização com um antisséptico bucal. Como medida preventiva, podem ser prescritos antibióticos para tomar alguns dias antes da cirurgia.

Também é possível que ele peça a presença de um acompanhante no dia do procedimento, levando o paciente até o consultório e retornando com ele para casa, por causa da sedação.

Como é a recuperação?

É normal ter alguns pequenos hematomas e inchaço na gengiva e nos tecidos moles. Geralmente, o desconforto, se houver, é tratado com um analgésico comum, e a medicação ideal deve ser prescrita pelo cirurgião para que a recuperação seja tranquila e sem dor.

Entretanto, é importante que o paciente entre imediatamente em contato com o profissional que o atende  se houver complicações como:

  • infecção em torno do osso circundante e nas gengivas;
  • rejeição do seu corpo ao implante dentário;
  • perda óssea ao redor do implante dentário;
  • o implante dentário não aderir ao osso.

Agora que você conhece um pouco mais sobre implante dentário, pode marcar uma consulta com seu cirurgião sem medo algum para saber mais detalhes sobre o assunto e receber orientações específicas para o seu caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe