implante dentário

Cuidados essenciais para quem fez implante dentário

O implante dentário tem sido a solução encontrada por muita gente para repor um ou mais dentes perdidos. É uma peça de titânio, colocada no lugar do dente perdido, que vai funcionar como a raiz do novo dente. É um recurso que tem trazido o sorriso de volta à boca de muitos indivíduos. Contudo, para isso acontecer sem problemas, é preciso tomar alguns cuidados, sobretudo no pós-operatório.

As primeiras 48h

Após a colocação do implante, serão necessários alguns dias para adaptação. Esse período será fundamental para que o indivíduo possa conviver com o implante pelos próximos anos. No início, é normal haver inchaço e algum sangramento. Nesses casos, compressas de gelo deverão ser aplicadas na região afetada (do lado externo) a fim de ajudar a diminuir o inchaço e aliviar a dor. Se o problema persistir após esse período, informe ao dentista responsável. Isso é importante para que ele identifique a causa do problema e tome as devidas providências. Outro cuidado muito importante é com relação aos movimentos da boca. Hábitos simples como usar canudo, roer unha, cuspir, bochechar, bem como espirrar devem ser evitados. Evite também atividades físicas e exposição ao sol. Ao se deitar, mantenha a cabeça mais elevada que o corpo, com auxílio de almofadas e travesseiros, para evitar sangramento.

Alimentação

Dê preferência a alimentos frios ou gelados e de consistência pastosa como sorvete, por exemplo. Além de também contribuir para diminuir o inchaço, devido à baixa temperatura, sua consistência não requer movimentos bruscos com a boca, o que poderia causar dor e sangramento. É exatamente por esse motivo que alimentos duros e que exijam muita mastigação devem ser evitados. É recomendável também que, durante os primeiros dias, a mastigação seja feita apenas do lado oposto ao que se encontra o implante. Bebida alcoólica e cigarro também não devem ser consumidos durante o período da cicatrização.

Higienização

É preciso cuidado e atenção ao higienizar a área do implante dentário. O ideal é limpar com uma gaze e solução fisiológica nos primeiros dias. Isso garante que não fiquem restos de alimentos no local. Para o restante da boca, o processo permanece o mesmo: escovação com movimentos suaves para não correr o risco de encostar na área do implante e o uso de fio de dental. Quanto ao antisséptico bucal, só deve ser utilizado se for de consentimento do dentista, pois não é recomendado fazer bochechos nos primeiros dias após a operação.

Medicamentos

Para ajudar na evolução do tratamento, evitar infecções, dor e outros problemas, alguns remédios serão prescritos. Não os ignore e tome-os conforme indicado pelo dentista e pelo período determinado para não atrasar a recuperação.

Acompanhamento clínico

Mesmo que tudo pareça estar indo bem após a retirada dos pontos, é preciso manter visitas regulares ao dentista para que ele possa continuar acompanhando. Todas essas dicas são fundamentais não apenas para garantir que essa adaptação seja breve e sem complicações, mas também para a durabilidade do implante dentário. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe