Implante dentário

5 Vantagens Do Implante Dentário

A ausência de dentes na boca impacta diretamente na autoestima de uma pessoa, podendo levá-la a evitar sorrir, ficar com vergonha de permanecer em ambientes públicos e até optar por se isolar socialmente. Neste sentido, o implante dentário surge como uma ótima alternativa.

Você conhece as vantagens desse procedimento? Quer saber mais sobre elas? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esses benefícios.

1) Restaura a fala e a mastigação

A mastigação é parte essencial do processo de digestão, transformando o alimento em um bolo alimentar para facilitar a tarefa do estômago e do suco gástrico. No entanto, quando há uma perda dentária, a mastigação fica comprometida.

Ainda, os implantes dentários resgatam essa função. O mesmo ocorre com a fala, que pode ser comprometida pela ausência de um ou mais dentes. Com o implante, a boca pode se movimentar normalmente, sem a preocupação da dentadura mexer ou sair do lugar.

Outro benefício muito interessante desses implantes é que o paciente pode até voltar a sentir o gosto dos alimentos de forma intensa. Isso ocorre porque há uma reabilitação da função de mastigação.

2) Preservação da estética do rosto

A ausência de dentes leva à contração das bochechas, dando uma aparência flácida ou murcha ao rosto. Isso tende a agravar com o passar do tempo em decorrência da atrofia do osso da mandíbula.

Com a colocação do implante dentário essa ausência óssea pode ser tratada. Antes da cirurgia, realiza-se a reconstrução de uma base que irá receber a prótese, procedimento chamado de enxerto ósseo. Com isso, o rosto do paciente ganha forma e volta a ter uma aparência mais saudável.

3) Técnica segura e indolor

A odontologia evoluiu e o processo de colocação do implante não é mais tão invasivo e doloroso. Agora, o paciente recebe anestesia local, sendo praticamente indolor e mais confortável.

Ainda, o procedimento é feito no tecido ósseo, região onde não há muitos nervos e, por isso, sente-se menos dor. A cirurgia para o implante dentário é muito realizada e, por isso, é uma técnica segura, com baixo risco de complicações.

4) A recuperação é rápida e preserva a estrutura óssea

A recuperação após o implante dentário é rápida e o paciente pode retomar suas atividades logo após o procedimento. Apenas as tarefas que demandam maior esforço físico precisam ser interrompidas.

Ainda, uma das principais vantagens do implante dentário é a preservação da estrutura óssea. Assim, os dentes naturais que ainda estão na cavidade oral não são afetados, a estrutura óssea não sofre danos e não atrofia.

5) Mantém as características dos dentes naturais

O implante dentário consegue reproduzir a sensação e função dos dentes naturais. Isso porque os pinos colocados na maxila e mandíbula se integram ao tecido ósseo, de maneira similar a um dente natural. Assim, cria-se uma base firme e fixa.

Então, como você pode perceber, o implante dentário é um recurso seguro e eficaz para quem precisa lidar com a perda dentária. Portanto, caso tenha interesse no procedimento, converse com seu dentista para ser avaliado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe