Implante dentário

Verdades E Mentiras Sobre O Implante Dentário

Diante de um acidente ou de descuidos ao longo da vida, podemos sofrer com a queda dos dentes, o que traz grande impacto na aparência e na autoestima. Neste sentido, o implante dentário surge como uma importante opção para restaurar a beleza do sorriso.

Contudo, a falta de informações sobre o assunto acaba gerando uma série de dúvidas. Ao buscar por respostas, as pessoas acabam sendo alvos de informações duvidosas. Por isso, preparamos este post para esclarecer o que é mito ou verdade.

O implante dentário só pode ser feito em gengivas saudáveis

Verdade. Para fazer o implante dentário, o indivíduo precisa ter gengivas saudáveis. Isso porque é necessário que elas consigam cicatrizar bem para receber os pinos de titânio. Além disso, as gengivas inflamadas podem evidenciar uma má higienização,  o que compromete o sucesso do procedimento.

Colocar o implante dói

Mito. Assim como ocorre em outros procedimentos cirúrgicos, a colocação do implante dentário é realizada mediante a aplicação de anestesia local, o que permite uma cirurgia mais confortável e sem dor.

Entretanto, no pós-operatório, o paciente pode sentir alguns incômodos naturais de qualquer manipulação dos tecidos. Caso isso ocorra, o dentista poderá indicar o uso de anti-inflamatórios ou de analgésicos.

O implante não pode ser feito por diabéticos e nem por cardíacos

Mito. Quem sofre com doenças crônicas pode fazer o implante dentário. Contudo, é necessário que haja acompanhamento médico e odontológico. Isso porque o paciente precisa fazer sua parte e fazer uso dos medicamentos necessários.

A falta de condições ósseas adequadas não impede a colocação do implante

Verdade. Graças aos avanços da ciência, a falta de espessura e condições ósseas adequadas não impedem a colocação do implante dentário, mas o processo é um pouco mais complexo, pois exige a colocação de enxerto ósseo.

Ainda, o enxerto tem o objetivo de oferecer uma sustentação melhor para o implante, viabilizando a realização de procedimentos modernos e eficazes. Porém, é imprescindível que o paciente respeite o período de adaptação entre a realização do enxerto e do implante.

Os implantes são feitos com dentes naturais

Um dos mitos mais propagados na internet. Os dentes naturais não podem ser usados em um implante porque favorecem o acúmulo de bactérias, causando inflamações, e dificultam a adaptação do organismo.

Ademais, os implantes dentários são produzidos com dentes artificiais similares aos naturais, com a mesma coloração e textura. Além disso, adaptam-se rapidamente aos pinos de titânio e são bem aceitos pelo organismo.

Após o implante, é possível voltar a fumar

Mito. Embora os implantes dentários possam ser realizados por fumantes, após sua colocação a recomendação é clara: o paciente precisa parar de fumar. Isso porque prejudica a estabilidade da saúde bucal e dificulta a cicatrização do procedimento.

Nem todas as pessoas podem colocar o implante

Verdade. Diferente do que muitas pessoas imaginam, existem alguns casos que inviabilizam o uso do implante. Um deles é passar muito tempo com a ausência do dente, pois pode ocorrer a reabsorção óssea.

Enfim, é fundamental que, ao buscar a colocação de um implante dentário, você busque por um profissional capacitado e experiente. Assim, ele irá realizar uma avaliação aprofundada, possibilitando a realização do procedimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe